Seria melhor não pagar o Fies?

Perguntado por: eluz5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

O que acontece caso não pague o FIES? Veja o que pode acontecer se você não quitar a dívida do FIES: Negativação do nome: o não pagamento da dívida implica na inclusão do CPF no cadastro de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, o que impossibilita o acesso ao crédito e compras a prazo.

O que acontece se não pagar o FIES
Você contrai uma dívida com o setor público federal e seu nome é listado em serviços de proteção ao crédito como SPC e SERASA.

Uma das principais desvantagens do FIES é o acúmulo de dívidas que o estudante pode enfrentar ao finalizar o curso.

Pagamento do FIES
O FIES é um tipo de financiamento a juros baixos ou nulos para estudantes de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior. Durante o curso, é necessário pagar um valor referente ao seguro de vida e ao pagamento do encargo operacional fixado no contrato, chamada taxa de co-participação.

Outra consequência do cancelamento antecipado do FIES é que você não poderá mais pedir um novo financiamento futuramente. Ainda que você queira começar outra faculdade com o FIES, você está impedido de solicitar o financiamento pelo governo, não sendo mais uma alternativa para a falta de orçamento.

Para ter direito ao perdão da dívida, é necessário ter contratado o serviço até a data que mostramos acima (2017). O atraso da dívida deve ser de no mínimo 90 dias e a pessoa precisa ter pagado pelo menos uma parte da dívida com o banco.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com um veto a lei que permite o abatimento de até 99% das dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), há mais de 1 milhão de estudantes com atrasos superiores a 90 dias no Fies. Também de acordo com o governo, a medida não terá impacto fiscal, pois trata de débitos que são considerados irrecuperáveis.

Durante o curso: Pagamento trimestral de até R$ 150,00. Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].

DECISÃO: É legal a concessão de novo financiamento estudantil para estudante graduado já beneficiado pelo programa Fies. Um estudante teve deferido novo pedido de formalização de contrato de financiamento estudantil do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para uma segunda graduação.

O estudante pode solicitar a renegociação de duas maneiras. No primeiro cenário, é possível solicitar um novo parcelamento e o saldo devedor total será dividido em 48 parcelas mensais. No segundo caso, é possível incluir os valores em atraso nas parcelas a vencer.