Quem veio primeiro Rio Grande do Norte ou do Sul?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

O primeiro Estado brasileiro a ser batizado como "Rio Grande" foi o Rio Grande do Norte, que fica no Nordeste.

Em 18 de março de 1818, através de Alvará-Régio, o Rio Grande do Norte é emancipado da Paraíba e se torna uma unidade política autônoma.

Segundo Câmara Cascudo, dois povos habitavam o nosso Estado, quando os europeus chegaram a esse território. Os Tupi, representados pelas tribos dos Potiguar, que ocupavam parte do litoral da Paraíba e todo o litoral do Rio Grande do Norte, principalmente o litoral que vai de Baía Formosa até Touros.

Em 28 de fevereiro de 1821 torna-se a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, que viria a se tornar o atual estado do Rio Grande do Sul, após a Proclamação da República do Brasil.

Essa região, que hoje chamamos de estado do RS, foi retratada pela primeira vez em 1531, quando os navegadores portugueses Martim Afonso de Souza e Pero Lopes passaram pela costa, mas não desembarcaram. Apenas para saber onde estavam, batizaram a barra com o nome de Rio Grande de São Pedro.

Tudo começou com as Capitanias Hereditárias quando o Rei de Portugal Dom João III, em 1530, dividiu o Brasil em lotes. As terras que hoje correspondem ao Rio Grande do Norte couberam a João de Barros e Aires da Cunha. A primeira expedição portuguesa aconteceu cinco anos depois com o objetivo de colonizar as terras.

Com o domínio holandês, em 1633, a rotina do povoado foi totalmente mudada. Durante 21 anos, o forte passou a se chamar Forte de Kenlen e Natal Nova Amsterdã. Com a saída dos holandeses, a cidade volta à normalidade. Nos primeiros 100 anos de sua existência, Natal apresentou crescimento lento.

Segundo a maioria dos estudos, a ancestralidade europeia é a maior, seguida pela africana e por último a ameríndia, em todas as regiões do Brasil. A única exceção é a região Norte, onde a contribuição indígena é maior que a africana, mas menor que a europeia.

História. O território que hoje corresponde ao Estado do Rio Grande do Norte foi alvo de disputas com os franceses, que invadiram a região em 1535. Somente ao fim do século XVI, os colonizadores portugueses passaram a ocupar a região, por conta da expulsão dos invasores da França.

Na região viviam índios gê, pampeano e os guarani. O grupo gê, também chamado de tapuia, estava na região denominada "Cima da Serra". Nesse local ainda vivem remanescentes de índios caingangues. O local é ocupado atualmente pelas cidades de Bom Jesus, Lagoa Vermelha, Passo Fundo e São Francisco de Paula.

A colonização no Rio Grande do Sul foi feita essencialmente por açorianos, alemães e italianos.

No iníCio do século XVII, o atual Estado do Rio Grande do Sul era constituído pela chamada "Província do Tape", situada entre a "Província do Uruguai", já conhecida devido ao seu povoamento europeu, e a "Província Ibiaçá" ou "Mbiaçá", que se extendia desde Santa Catarina acompanhando o litoral.