Quem trabalha com dropshipping precisa de CNPJ?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 11 de julho de 2023
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Para trabalhar com dropshipping de maneira legal é necessário ter uma empresa formalizada, com CNPJ ativo. Apenas com essa característica é que se torna possível a emissão de Nota Fiscal, um documento garantidor da legalidade da operação comercial.

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Escolha do código CNAE: no caso de um CNPJ para dropshipping, o mais adequado é o “7490-1/04: Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários” Escolha do porte da empresa: ME, EPP ou porte demais.

É preciso ter um CNPJ ME para atuar como Dropshipping
Se você deseja regularizar o seu negócio, a resposta a essa pergunta é sim!

Normalmente, a tributação para empresas de dropshipping acontece em um desses 3 regimes: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, sendo via de regra o enquadramento no Simples Nacional ou Lucro Presumido. No Simples Nacional, o seu imposto pode variar entre 6% a 15,5% inicialmente.

Certifique-se de verificar as políticas de fornecedores e marketplaces antes de começar a vender seus produtos. Fazer dropshipping com CPF é possível, mas é importante lembrar que essa opção pode apresentar desafios adicionais em relação à questões fiscais e burocráticas.

A tributação no dropshipping pode ocorrer de duas maneiras: Através do Simples Nacional ou do Lucro Presumido. No primeiro caso, o imposto pode variar entre 6% a 15,5%. Já no segundo é entre 13,33% a 16,33%.

No dropshipping, a emissão de nota fiscal pode ser realizada de duas formas: pelo fornecedor ou pelo lojista. No caso do fornecedor, ele é o responsável por emitir a nota fiscal e enviar diretamente ao cliente final. Já no caso do lojista, ele precisa emitir a nota fiscal e enviar ao cliente final.

É fácil, tudo o que você precisa fazer resume-se a:

  1. Encontrar um fornecedor de dropshipping;
  2. Contratar uma contabilidade para abrir o seu CNPJ;
  3. Cadastrar os produtos em plataformas de venda, como Shopee, Mercado Livre e Amazon;
  4. Divulgar os seus produtos e começar a vender.

O custo para abrir um CNPJ varia de R$ 500,00 a R$ 1.500,00, dependendo do Estado. O gasto se refere a documentações e o escritório de contabilidade. Se você optar por abrir com a Contabilizei, por exemplo, o valor pode ser de graça. Saiba como.

O que não te contam é que o dropshipping demanda um alto nível de dedicação e trabalho árduo para alcançar o sucesso. Sendo assim, é necessário construir relacionamentos sólidos com fornecedores confiáveis, gerenciar eficientemente as operações e lidar com uma concorrência acirrada no mercado online.

A escolha do regime tributário também deve ser feita com atenção aos restantes aspectos contábeis da operação. Pelo Simples Nacional, o imposto varia de 6% a 15,5%. No Lucro Presumido, o imposto pode variar de 13,33% a 16,33%.

A contabilidade de dropshipping, funciona da seguinte forma: o dropshipper é quem faz a intermediação entre o cliente e o fornecedor, e dessa forma, o imposto cobrado desse dropshipping será calculado sobre o valor da comissão recebida.

O valor para quanto se ganha pode chegar na casa dos R$ 10.000,00, isso nos primeiros meses de trabalho. Mas com o passar do tempo, entenda que isso pode crescer ainda mais. Quem vai ditar o quanto você ganha por mês é você mesmo, então quanto maior for sua força de divulgar seus produtos, mais rendimentos terá.

Portanto, é muito difícil começar no dropshipping com nenhum dinheiro, mas é extremamente possível ser bem sucedido no novo negócio com pouco capital. Afinal, uma das grandes vantagens do drop é ser um modelo economicamente viável para iniciantes no e-commerce.

Resumindo, no dropshipping, toda a responsabilidade de entrega do produto, qualidade, etc. continua sendo do empreendedor. Já no marketplace, o(a) administrador(a) da plataforma é apenas um(a) intermediador(a), sendo tais responsabilidades diretamente do vendedor/anunciante.

Quanto se pode ganhar com dropshipping
Mas, via de regra, a margem de lucro no dropshipping varia entre 15% a 45%, podendo chegar até a 100%, para alguns fornecedores. Isso porque há uma concorrência acirrada quando se fala em venda de commodities no comércio eletrônico.