Quem tem mais caspa?

Perguntado por: mzagalo . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

Embora as mulheres não estejam livres deste problema, a caspa comprovadamente atinge mais os homens. Isso acontece porque a atividade das glândulas sebáceas é mais ativa no organismo masculino, além da produção de suor mais acelerada - fatores que fazem o fungo da caspa proliferar.

40% de toda a população mundial já teve caspa ou apresenta o problema pelo menos uma vez por ano, conforme dados de uma estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O problema tende a atingir mais homens, principalmente os jovens, mas também pode ocorrer em mulheres e pessoas mais velhas.

Caspa não é sinal de falta de asseio nem prenúncio de queda de cabelos e pode ser controlada com alguns produtos especiais de uso local. Procure a orientação de um dermatologista; Evite a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas; Não tome banhos muito quentes.

A causa não é totalmente conhecida, mas pode estar relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, consumo de álcool, alguns tipos de medicamentos e ...

O Brasil é o país da América Latina com maior incidência de caspa, com cerca de 40% dos brasileiros sofrendo do problema. Desencadeada por diversos fatores, alguns ainda desconhecidos, a doença ainda não tem cura e, segundo a dermatologista Denise Steiner, costuma trazer, inclusive, problemas de comportamento.

O mais importante é evitar arrancar as casquinhas do couro cabeludo, pois essa atitude pode acabar ferindo a região.

A caspa pode ser leve, moderada ou grave. Esta condição é extremamente comum e afeta mais as mulheres do que os homens. Pode aparecer a qualquer momento. Podem ser afetadas pessoas com todos os tipos de cabelos e couro cabeludo.

Lave o cabelo de 2 a 3 vezes na semana, ou mesmo diariamente se o couro cabeludo estiver oleoso. Na lavagem, não use água quente, que piora a situação e estimula a produção de sebo. Sempre esfregue o couro cabeludo delicadamente com a ponta dos dedos para limpar bem e estimular a microcirculação local.

Confira os cuidados que você precisa ter com o cabelo!

  1. Use um shampoo anticaspa. ...
  2. Aplique o condicionador ou máscara capilar corretamente. ...
  3. Adote uma rotina de higiene de acordo com o seu tipo de cabelo. ...
  4. Evite enxaguar os cabelos com água muito quente. ...
  5. Controle o estresse e a ansiedade. ...
  6. PRODUTOS RELACIONADOS.

A caspa, também chamada de dermatite seborreica, é uma condição que acomete indivíduos predispostos, conta com a participação de fungos e é desencadeada por diversas situações como estresse, fadiga, banho com água quente. O que essa situação traz é a descamação da pele, a coceira e a irritação.

Você pode precisar lavá-lo todos os dias, acrescenta a médica, mas nem sempre precisa usar xampu. — Alternar uma lavagem com xampu com um enxágue com água dia sim, dia não pode ajudar a minimizar a remoção da oleosidade do couro cabeludo — diz Idriss.