Quem tem direito ao pis pasep?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 9 votos

- Estar há pelo menos cinco anos cadastrados no PIS ou no Pasep; - Média de até dois salários mínimos em 2022; - Ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2022; - Ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);

Como recebo o PIS? Para ter acesso ao benefício é preciso estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos. Para Pessoa Jurídica, a atividade deve ter sido exercida durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2021.

Quem tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep? Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021).

Também é possível que a consulta seja feita de diversas formas pelo número do CPF, como através dos aplicativos:

  1. Meu INSS;
  2. Carteira de Trabalho Digital;
  3. FGTS;
  4. App Caixa Trabalhador;
  5. Caixa Tem;
  6. Site Caixa PIS;

A consulta para saber quem tem direito aos valores “esquecidos” do PIS/Pasep também é feita no app do FGTS, no site do fundo ou no internet banking Caixa. Os herdeiros poderão sacar o montante, mas terão de apresentar documentos que provem o direito de receber a cota.

Os créditos do Abono Salarial de anos anteriores também serão creditados na Poupança Social Digital? Sim. O Abono Salarial de anos anteriores disponibilizados no calendário 2023 poderá ser creditado em conta poupança social digital.

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep 2023 todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano de 2021.

Portanto, ao tratar do ano-base, quem recebeu mais de 2 salários mínimos, quem não tiver trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias e estiver inscrito há menos de 5 anos no programa, não receberá o abono salarial.

Não, o Pis é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros que atendem aos critérios de elegibilidade.

Para consultar e sacar as cotas do PIS/Pasep de 1971 a 1988, o trabalhador deve consultar se tem saldo disponível no aplicativo do FGTS. A informação, segundo a Caixa, vai estar na tela principal do aplicativo. Para solicitar o saque, basta clicar em "Você possui saque disponível".

A cota é diferente do abono salarial do PIS/Pasep, pago mensalmente aos trabalhadores que se enquadram nas regras. O calendário de liberação do abono de 2023, ano-base 2022, já chegou ao final, mas os profissionais têm até 28 de dezembro para resgatar o dinheiro.

O calendário do Abono Salarial, relativo ao ano-base 2021, inicia em 15 de fevereiro de 2023, conforme Resolução CODEFAT nº 968, de 15 de dezembro de 2022. O Abono Salarial estará disponível para saque até 28/12/2023.

O pagamento é feito pela Caixa em conta do banco, quando o trabalhador possuir conta corrente ou conta poupança, ou em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pelo banco e que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.