Quem tem direito ao PIS?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Tem direito ao benefício os trabalhadores com inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, que receberam até dois salários mínimos por mês, em média, em 2021. Os trabalhadores da iniciativa privada precisam, ainda, ter tido a carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência.

Para ter mais informações sobre o PIS, o trabalhador também pode baixar o aplicativo Caixa Trabalhador. Nele também há informações sobre outros benefícios, como o abono salarial e o seguro desemprego.

5 anos

Trabalhar de carteira assinada há pelo menos 5 anos; Receber no máximo dois salários mínimos; Ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base; Ter seus dados informados corretamente pelo empregador ao governo.

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep 2023 todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano de 2021.

Descubra como consultar o PIS pelo CPF: acesse o site Meu INSS e faça login com sua conta Gov.br, utilizando seu CPF e senha. Na primeira página, navegue pelo menu e selecione “Meu Cadastro”. Pronto! Suas informações cadastrais e o número do PIS serão exibidos.

Pelo site Meu INSS
Entre no portal Meu INSS e acesse a sua conta Gov.br. Ao acessar o portal, clique na opção "Meu Cadastro" no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página.

Uma maneira simples de consultar o PIS com o número de CPF é por meio do site Meu INSS. Integrada ao gov.br, a ferramenta centraliza diversos serviços. Além de consultar o PIS, é possível conferir o tempo de contribuição por meio do acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Dentre os motivos da negativa estão: Não ter o número mínimo de dias trabalhados. A média salarial acima da exigida. Primeiro emprego em menos de cinco anos.

Tem direito ao benefício o trabalhador: inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos; que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração; com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Os trabalhadores que desejam consultar a data de recebimento do benefício e o valor a que tem direito podem utilizar o app Caixa Tem. Para consultar o PIS/PASEP pelo aplicativo basta inserir o CPF e senha cadastrada na Caixa e clicar na aba Abono Salarial.