Quem tem acesso ao provedor de internet?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Todos os seus dados passam primeiro pelo seu provedor de serviços de Internet. Se eles não estiverem devidamente criptografados, seu provedor é capaz de ler todos os seus dados. Alguns provedores também podem vender esses dados a terceiros para um melhor rastreamento de anúncios.

Provedores de internet
Isso significa que eles podem ver absolutamente todas as atividades que não são criptografadas. Em outras palavras: o provedor de internet tem sim acesso ao meu histórico de navegação e ao seu histórico. Ele também pode acessar informações como: Os sites que você visitou.

Para isso, é necessário entrar em contato com a sua provedora de internet e solicitar o histórico de visita em páginas da web de seu roteador. Vale ressaltar que somente o titular da conta consegue realizar essa pesquisa, pois ele é o dono da rede perante a Lei.

A resposta a essa pergunta consta no Marco Civil da Internet (Lei n.º 12.965/2014), mais especificamente no artigo 13, que afirma que os provedores de internet devem armazenar os logs de conexão de seus clientes, sob sigilo, em ambiente controlado e seguro, por um ano.

O que é um provedor de acesso à Internet (ISP)?
Esse provedor é a empresa que fornece seu acesso à Internet. Acesse www.whoismyisp.org (em inglês) para procurar seu ISP.

5 maneiras de manter seu histórico de navegação escondido dos provedores de Internet

  1. Modifique as suas configurações de DNS. Sistemas de nomes de domínio (DNS) são como as listas de endereços da Internet. ...
  2. Navegue com Tor. ...
  3. Use uma VPN. ...
  4. Instale o HTTPS Everywhere. ...
  5. Use um motor de busca preocupado com a privacidade.

De modo geral, é possível que o provedor de internet saiba quais sites foram acessados pelo usuário. No entanto, tecnicamente falando, o provedor conseguiria registrar o endereço de domínio dos sites visitados, mas não as páginas especificamente nesse domínio.

Por regra, o roteador não possui a função de armazenar informação sobre os sites que você visita. O motivo é bastante simples: não há onde armazenar.

Procure uma seção de “Logs” ou “Histórico” na página de configuração do roteador. Esta seção pode estar localizada em diferentes lugares, dependendo do modelo do roteador. Caso fique na dúvida, você pode pesquisar a marca do seu roteador e verificar isso online. Na sequência, selecione a opção para apagar o histórico.

Clique em Log do sistema ou Log de eventos de administração na barra de navegação. Em seguida, o log de sistema do roteador será aberto em uma nova página. Clique no botão Limpar log. Em seguida, o histórico do log de sistema do roteador será removido.

Registro de endereços IP
A guarda dos registros pode ser estendida por até 60 dias por pedido de autoridade policial ou pelo Ministério Público.

Proteja seus dados e oculte
Algumas pessoas também se perguntam se VPNs podem ser rastreadas, e a resposta é não.

O endereço IP é um conjunto de regras que regem o formato dos dados enviados pela rede, seja a Internet ou rede local. É um endereço exclusivo que identifica o seu dispositivo na rede, mas esse mesmo dispositivo pode ter diferentes endereços IPs, um para se conectar à rede local, outro para se identificar na internet.

Deste modo, entende-se que por provedores de aplicações de internet o Marco Civil da Internet engloba: os provedores de correio eletrônico, os provedores de hospedagem e os provedores de conteúdo.

O provedor é a própria empresa que oferece os planos de internet para os consumidores, além de fazer sua disponibilização, a garantia da estabilidade da conexão e fazer reparos quando necessário. E existem provedores grandes, como menores e regionalizados.

Um provedor de internet é um serviço que você contrata para fazer a conexão da sua máquina com a internet. Já o servidor é uma máquina, uma espécie de computador, que é fornecido por serviços de hospedagem para armazenar seus dados. Na maioria das vezes esses dados são de sites.