Quem tem 4 anos de carteira assinada tem direito ao PIS?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

4. Quem tem direito ao abono salarial. Pessoas cadastradas no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base têm direito ao abono salarial. No caso do abono de 2023, o ano-base é 2021.

Trabalhar de carteira assinada há pelo menos 5 anos; Receber no máximo dois salários mínimos; Ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base; Ter seus dados informados corretamente pelo empregador ao governo.

Como já vimos, o PIS é voltado para profissionais do setor privado e o Pasep, para os trabalhadores do serviço público, portanto, tem direito ao benefício aquele que: Esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos; Tenha trabalhado, ao menos, 30 dias no ano-base (neste caso, 2021);

Terão direito ao PIS 2022 quem: Trabalhou com carteira assinada durante pelo menos 30 dias no ano anterior ao benefício; Estiver inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; Recebeu até dois salários-mínimos por mês, em média.

Para receber o Abono Salarial, proveniente do imposto PIS/Pasep, o trabalhador assalariado deve estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos; ter contrato em carteira de ao menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base (em 2023, considerado o ano de 2021); ter recebido média de até 2 salários mínimos durante ...

A consulta ao pagamento do benefício pode ser realizada pelos beneficiários nos seguintes canais da CAIXA:

  1. App CAIXA Tem.
  2. App CAIXA Trabalhador.
  3. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.

Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa.

Como saber se tenho direito ao PIS? Existem algumas regras para ter direito ao PIS, mas é possível fazer a consulta por aplicativos como: Carteira de Trabalho Digital, Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Ainda é possível usar o telefone da Caixa destinado ao atendimento do Cidadão que é o 0800 726 0207.

Para isso, o cidadão pode consultar os aplicativos da Caixa (Caixa Tem ou Caixa Trabalhador). No primeiro, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

A consulta para saber quem tem direito aos valores “esquecidos” do PIS/Pasep também é feita no app do FGTS, no site do fundo ou no internet banking Caixa. Os herdeiros poderão sacar o montante, mas terão de apresentar documentos que provem o direito de receber a cota.

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep 2023 todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano de 2021.

- Como saber se tenho direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2023? - Como consultar meu número do PIS, NIS, NIT e Pasep? O valor do Abono Salarial pode variar entre R$ 110,00 e R$ 1.320,00 (valor do salário mínimo atual), conforme a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base, que é o de 2021.