Quem pode praticar o mindfulness?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Todos podem praticar, pois é uma habilidade que todos possuímos e podemos exercitar. No geral, pessoas saudáveis podem praticar sem muitas restrições. Quando consideramos programa de mindfulness como uma prática de saúde, alguns aspectos precisam ser considerados.

Como praticar o mindfulness?

  1. Escolha um local confortável;
  2. Comece a prestar atenção ao seu corpo e ao que você está pensando;
  3. Controle o ritmo da respiração e use-a como guia na condução do pensamento;
  4. Deixe as distrações passarem, sem julgá-las. ...
  5. Retenha a atenção por pelo menos cinco minutos.

Segundo o pesquisador, programas de mindfulness promovem mudanças na estrutura cerebral devido à capacidade neuroplástica do cérebro – efeito captado pelos exames de neuroimagem. “Algumas áreas cerebrais são mais beneficiadas pela prática, como o hipocampo, hipotálamo e córtex pré-frontal.

Mindfulness, palavra que pode ser traduzida como “atenção plena”, é a prática de se concentrar completamente no presente. Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar à uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.

Podemos dizer que mindfulness é um tipo de meditação, mas meditação não pode ser definida como mindfulness. Mindfulness é um treinamento mental desenvolvido com base na meditação zen – tradição milenar da religião budista.

ter participado em um programa de mindfulness de 8 semanas presencial. ter uma prática formal regular de mindfulness por um mínimo de 6 meses antes do curso de formação de instrutores. ser capaz de praticar por 40 minutos a atenção plena na respiração na posição sentada (cadeira ou chão ).

Jon Kabat-Zinn

Embora essa técnica seja milenar e com origem no Budismo, o pai do movimento mindfulness na sociedade ocidental e na ciência chama-se Jon Kabat-Zinn, tem 71 anos e é o fundador e ex-diretor executivo da University of Massachussetts Medical School's Center for Mindfulness, nos Estados Unidos.

O conceito de mindfulness se tornou importante na clínica contemporânea. É herdeiro de duas distintas tradições de pensamento. A primeira emergiu da pesquisa de Ellen Langer em psicologia experimental. A segunda iniciou-se com o trabalho de Jon Kabat-Zinn, que introduziu a meditação budista na prática clínica.

Os resultados das pesquisas evidenciam que a prática de mindfulness pode contribuir para satisfação e desempenho no trabalho, regulação emocional, redução de exaustão emocional, envolvimento no trabalho e melhora nos vínculos pessoais.

Alguns exemplos incluem:

  • Prestar atenção. É difícil desacelerar e perceber as coisas em um mundo agitado. ...
  • Viva o momento. Tente intencionalmente trazer uma atenção aberta, receptiva e perspicaz para tudo que você faz. ...
  • Aceite a si mesmo. Trate-se como trataria um bom amigo.
  • Concentre-se na sua respiração.

45 minutos

A maioria dos programas de mindfulness tem como referência a prática diária em torno de 45 minutos (como ideal para obter os melhores resultados), mas os estudos mostram que praticar regularmente de 15 a 20 minutos por dia já trazem benefícios significativos.