Quem pode comungar na Igreja Ortodoxa?

Perguntado por: rfarias9 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A legislação atual, portanto, exige para a lícita comunhão numa igreja ortodoxa: a) estado de necessidade; b) que se evite qualquer perigo de erro [14] ou indiferentismo; c) que o fiel esteja física ou moralmente impossibilitado de receber de um ministro católico os sacramentos (e apenas estes) da Penitência, ...

Assim como os católicos, os cristãos ortodoxos se baseiam na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus Cristo, mas diferem da Igreja Católica quanto a ritos e doutrinas. Os ortodoxos não reconhecem a autoridade do papa (seguem os patriarcas), e sua liturgia é mais longa e mais rebuscada.

Os pais (ambos) devem, obrigatoriamente, haverem sido batizados em uma Igreja Ortodoxa Canônica ou em uma Igreja Católica Romana, para poderem batizar o seu filho em nossa Igreja, e, não sendo casados nas Igrejas citadas, devem apresentar, cada um, a Certidão de Batismo (Encíclica Arquiepiscopal – Guia do Clero IV, 43) ...

Os ortodoxos têm uma grande devoção à Virgem Maria, consagrada como Theotokos (Mãe de Deus). Existe na Igreja Ortodoxa um culto paralelo ao do próprio Cristo. Ao se ouvir o nome de Maria os fiéis fazem uma inclinação na cabeça em direção ao ícone da Mãe de Deus, dirigindo-lhe uma saudação.

No Cristianismo Ortodoxo, a Divina Liturgia (a Santa Missa) dura ao menos uma hora e meia. Se ainda é precedida de algum outro ofício, dura duas horas e meia.

Foi então que, na chamada Grande Cisma ou Cisma do Oriente, a Igreja Ortodoxa se separou da Católica e passou a não mais reconhecer o papa como autoridade e a renegar a infalibilidade papal.

Páginas na categoria "Santos ortodoxos"

  • Aleixo de Roma.
  • Alexis Toth.
  • Ana, a Profetisa.
  • André I de Vladimir.
  • Antônio de Kiev.
  • Aquiles de Lárissa.
  • Atanásio III de Constantinopla.

Embora a prática da igreja primitiva pelo batismo por imersão total seja realizada até hoje na Igreja Ortodoxa Grega, isso é comumente feito com a criança sentada na pia batismal e sendo derramado água suavemente sobre sua cabeça da mesma maneira que ela poderia ter sido banhada por seus pais”.

Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.

Geralmente não há cortejo, é o celebrante é quem conduz os noivos até o altar. Mas, podem colocar uma música para a entrada do casamento que seja especial ao casal sem nenhuma . Não há necessidade de um número grande de padrinhos no altar, isso porque apenas um um casal tem uma função ativa na cerimônia.

A Cruz ortodoxa russa é uma variante da cruz cristã com três travessas horizontais e a inferior inclinada. É o símbolo da Igreja Ortodoxa Russa (), também conhecida por: "Cruz ortodoxa", "Cruz Bizantina", "Cruz Oriental" ou "Cruz Eslava".