Quem nunca trabalhou de carteira assinada tem o número do PIS?

Perguntado por: dalves8 . Última atualização: 2 de julho de 2023
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Ou seja, nesse caso, mesmo quem não trabalhou com carteira assinada possui um NIS, independentemente de ter ou não um vínculo empregatício, desde que faça parte do CadÚnico. O número do NIT, do NIS, do PIS ou do PASEP é idêntico, mesmo que seja cadastrado por entidades diferentes.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atualmente, a forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Vale ressaltar que a emissão de carteiras de trabalho atualmente é feita digitalmente, mas a física não foi totalmente invalidada.

Caso você atenda a esses requisitos, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento de identidade e a carteira de trabalho para realizar o saque.

O PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal, não sendo mais necessário para a contratação pelas empresas que aderiram ao eSocial. Com a simplificação dos serviços, o número de CPF será suficiente para essas contratações.

A consulta ao pagamento do benefício pode ser realizada pelos beneficiários nos seguintes canais da CAIXA:

  1. App CAIXA Tem.
  2. App CAIXA Trabalhador.
  3. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.

Com o CPF em mãos, siga o passo a passo.

  1. Acesse o site “Meu INSS”.
  2. Clique em “Entrar”.
  3. Caso você não tenha cadastro, a plataforma vai pedir para você fazer um. ...
  4. Depois de se cadastrar, digite o número do seu CPF e a senha.
  5. Faça o login.
  6. Altere a senha se achar melhor.
  7. Pronto, está tudo pronto para consultar o PIS online.

Sim, os números do NIS e do PIS são exatamente os mesmos! Entretanto, eles são gerados em duas bases de dados diferentes. O NIS surge a partir do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne os dados de quem recebe auxílios do governo.

Se você nunca trabalhou é possível tirar essa numeração ao se cadastrar no banco de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Pessoas cadastradas no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base têm direito ao abono salarial. No caso do abono de 2023, o ano-base é 2021. Para receber o abono, é preciso ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada durante o ano-base.

É importante destacar que, independentemente do registro em carteira de trabalho, o trabalhador tem direito ao FGTS se estiver exercendo atividade remunerada de forma regular.

Solicitar Certidão para Saque de PIS/PASEP/FGTS

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “certidão para saque”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento será gerado automaticamente. Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135. Aplicativo móvel :

Solicitando o comprovante do PIS em uma agência Caixa
Caso seja necessário ir até uma agência, localize a agência da Caixa que seja mais próxima de você. Na agência, vá até o atendimento com seus documentos pessoais, carteira de trabalho e o número do PIS em mãos.

SAQUE DAS COTAS DO PIS-PASEP
A CAIXA informa que os trabalhadores que possuem saldo de cotas do PIS-PASEP têm até 5 de agosto para solicitar o saque dos valores pelo Aplicativo FGTS.

Para saber o saldo do PIS é necessário o número do PIS. Caso a pessoa não saiba, siga os passos indicados no tópico acima ou identifique o número da Carteira de Trabalho, localizado na primeira página do documento. Observe a parte de cima, em um campo de 11 números chamado “PIS/PASEP”.