Quem mexe mais cedo na barriga?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 29 de junho de 2023
3.9 / 5 16 votos

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê mexer mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação.

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

Métodos com comprovação científica

  1. Ter relações 2 a 4 dias antes da ovulação. ...
  2. Aumentar o consumo de cálcio. ...
  3. Ter relações 1 a 3 dias antes do dia de pico. ...
  4. Usar a tabela chinesa. ...
  5. Ter orgasmo ao mesmo tempo ou depois do parceiro. ...
  6. Ficar por baixo do parceiro na hora do sexo.

De acordo com a obstetra, a barriga começa a crescer a partir dos 3 meses de gravidez: “a barriguinha pode começar a apontar logo acima do osso que temos do púbis”, diz. Sendo assim, durante a gestação, a barriga da mulher vai crescendo gradativamente e se modificando para acolher o bebê.

Podemos dizer que a barriga começa a aparecer por volta do 3º ao 5º mês, mas depende do seu tipo físico. A barriga de grávida de 3 meses já começa a sofrer mudanças. Os ligamentos abdominais se afrouxam pela função hormonal, e as dores do crescimento da barriga na gravidez são comuns.

A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.

Analisando as estatísticas, as chances de se ter um menino ou uma menina são quase as mesmas e não há evidência médica sugerindo que podemos influenciar nisso.

A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino
Segundo pesquisa realizada pela revista New Science, mulheres grávidas de meninas tendem a ter maior probabilidade de sofrer enjoos fortes ou com maior frequência no começo da gravidez.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Com o crescimento do bebê, o útero é estirado e faz grande pressão na parede abdominal. A barriga fica pressionada e o umbigo "sai". É como se fosse uma calça muito apertada, uma hora o botão abre. Geralmente, isso ocorre por volta da 20ª semana de gestação.