Quem fez o Telegram?

Perguntado por: acamilo2 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Pavel Durov: conheça o libertário – e polêmico – fundador do Telegram

Nome completo:Pavel Valeryevich Durov
Data de nascimento:10 de outubro de 1984
Local de nascimento:São Petersburgo, Rússia
Formação:Bacharelado em Filologia
Cargos de destaque:Fundador e CEO do Telegram

Pavel Durov

O aplicativo, que se tornou um dos mais usados pelos brasileiros, foi criado por Pavel Durov, de 38 anos, um programador e empreendedor russo que já era conhecido por ter fundado ao lado do irmão, Nicolai, a maior rede social da Rússia.

O Telegram foi lançado em 2013 na Rússia e, atualmente, tem a sua equipe de desenvolvimento sediada em Dubai. Criado pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, o aplicativo de mensagens, que tem criptografia de ponta a ponta, é um dos principais concorrentes do WhatsApp.

14 de agosto de 2013

O Telegram veio alguns anos depois do lançamento do WhatsApp, em 2013.

Em março do ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o aplicativo fosse tirado do ar porque a empresa não havia tomado providências para combater desinformação e divulgação de notícias falsas de conteúdo político.

Telegram não entrega dados completos à PF sobre neonazistas, e Justiça determina suspensão da plataforma no país. Brasil lidera em golpe de link falso no WhatsApp com 76 mil tentativas em 2022; veja como evitar. STF obriga plataformas no exterior a fornecer dados.

Comunicação geralmente curta e urgente, transmitida por meio do telégrafo ou, posteriormente, por meio do telefone e da Internet. 2. Documento onde está escrito o conteúdo dessa comunicação.

Entre janeiro e agosto de 2022, esses foram os países com maior número de downloads do Telegram. Os dados são do departamento de estatística do Statista: Índia (70,48 milhões de downloads); Rússia (24,15 milhões);

Onde mora o dono do Telegram: Dubai (Emirados Árabes) Fortuna: US$ 11,5 bilhões (2023)

Embora exista o mito de que o Telegram é um aplicativo russo, o mensageiro, na realidade, não foi desenvolvido na Rússia nem tem data centers ou servidores por lá. A sede dele fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que é onde Pavel mora.

É seguro usar o Telegram? O Telegram é considerado seguro por oferecer criptografia de ponta a ponta em certas mensagens. Os chats privados e em grupo usam a criptografia cliente-servidor, enquanto os chats secretos têm uma camada extra de segurança, a chamada criptografia cliente-cliente.

Canais, Comunidades e Grupos
Os canais no Telegram são uma ferramenta de transmissão de mensagens para públicos grandes, possibilitando unir um número ilimitado de usuários. Já as comunidades do WhatsApp agregam vários grupos relacionados a um mesmo tema, cada uma com o máximo de cinco mil usuários.

Telegram

Telegram. Apesar de se envolver em diversas polêmicas por conta de seu sistema de segurança, o Telegram pode ser considerado a rede social mais confiável. Com uma criptografia P2P, a plataforma pode oferecer anonimato completo para quem quiser e não solicita nem mesmo dados pessoais para que alguém se inscreva nela.