Quem estimula a produção do leite?

Perguntado por: alima . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Após o parto, a prolactina (hormônio secretado pela adenoipófise e tem como principal função estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas), em conjunto com outros hormônios, estimula a secreção do leite.

Dicas para estimular a produção do leite materno

  • Amamentar sempre que o bebê estiver com fome. Essa dica é muito importante e está ligada diretamente à produção de leite. ...
  • Amamentar até o fim. ...
  • Beber mais água. ...
  • Tentar relaxar durante o dia. ...
  • Estresse e ansiedade. ...
  • Problemas de saúde. ...
  • Medicamentos. ...
  • Chupetas e mamadeiras.

OCITOCINA NA AMAMENTAÇÃO
No momento da amamentação, a ocitocina realmente faz valer o apelido de hormônio do amor, pois torna-se essencial na liberação de leite pelas glândulas mamárias.

Estimulação do mamilo e exames de mamas – a sucção realizada pelo bebê causa um reflexo neural que atua no hipotálamo, liberando o Hormônio Liberador de Prolactina (PRH) que estimula a adenohipófise a liberar a prolactina.

“Fábrica” de leite
Depois que o bebê nasce e tenta mamar, outros dois hormônios continuam agindo: a prolactina e ocitocina. Quando o hormônio prolactina é liberado no organismo, é como um comando que ativa a produção do leite nos alvéolos mamários, células no interior dos seios.

A mulher começa a produzir mais leite a partir do 3º ou 5º dia após o parto, o que chamamos de “a descida do leite”.

O ato da sucção envia estímulos ao hipotálamo, e toda uma sequência de eventos acontecem, até que a prolactina seja liberada e vá, então, atuar nas células alveolares das glândulas mamárias, e então o leite é produzido, graças ao efeito lactogênico da prolactina.

Solidão, estresse, ansiedade e depressão são fatores inibitórios para libertação de oxitocina, já a alegria, amor, afetividade e o contato sexual são condições fatoráveis para produção e liberação de ocitocina.

Ocitocina, também chamada de oxitocina, é um hormônio produzido pelo hipotálamo e liberado a partir da neuro-hipófise na corrente sanguínea.

​​​Você já ouviu falar em prolactina? Esse é um hormônio produzido pela glândula hipófise, localizada na região inferior do cérebro. Entre as principais funções dessa substância está o estímulo para a produção de leite nas gestantes, possibilitando, assim, que aconteça a amamentação.

O estradiol é o principal estimulante ovariano na secreção de prolactina.