Quem era o deus Pan?

Perguntado por: alima . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 3 votos

é um dos deuses mais antigos da mitologia grega. Considerado um deus rústico do campo, das pastagens e das florestas selvagens, ele é retratado como um ser metade homem, metade bode, com chifres e uma longa barba, conhecido como sátiro.

Era filho de Hermes, o deus mensageiro, e, segundo algumas lendas mais antigas, de uma filha de Dríope, que ficou assustada ao ver o aspeto do deus recém-nascido (grotesco, semi-animalesco, com patas, cascos e chifres de bode, rosto disforme com a pele enrugada e o cabelo desgrenhado).

Pã, antiga divindade, era o guardião dos rebanhos e tinha por missão fazê-los multiplicar. Deus dos bosques e dos pastos, protetor dos pastores, veio ao mundo com chifres e pernas de bode.

era o deus das selvas, caça e companheiro das ninfas. Ele foi descrito como sendo metade humano, ao mesmo tempo que as pernas e os chifres de um bode, como um fauno. Su homólogo romano era Fauno. Não está claro quanto a quem seus pais eram; seu pai pode ter sido Zeus, Dionísio, Hermes, ou Apolo.

(em grego: Πάν, transl.: Pán), na mitologia grega, é o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores. Vive em grutas e vaga pelos vales e pelas montanhas, caçando ou dançando com as ninfas.

Deus, o Pai, é o Ser Supremo no qual acreditamos e a quem adoramos. É o supremo Criador, Legislador e Preservador de todas as coisas. Ele é perfeito, Todo-Poderoso e conhece todas as coisas. Ele “tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem” (Doutrina e Convênios 130:22).

História. Pan é a filha de Videl e Gohan, e a neta de Goku e Chichi como também de Mr. Satan e Miguel.

Sátiro (em grego, Σάτυρος — Sátyros), na mitologia grega, era um ser da natureza com o corpo metade humano e metade bode. Equivale ao fauno da mitologia romana.

Pégaso é o nome de um cavalo com asas que nasceu do sangue de Medusa (uma das três Górgones que tinham o poder de transformar em pedra tudo o que elas olhassem), quando Perseu, filho de Júpiter, lhe cortou a cabeça com a espada.

Limos (em grego: λιμός), era a deusa grega ou espírito personificado (daimona) da fome e da inanição. Era oposta por Démeter, a deusa dos alimentos e da agricultura, e as duas jamais se encontravam. Sua equivalente na mitologia romana é a deusa Fames.

Pã é um dos deuses mais antigos da mitologia grega. Considerado um deus rústico do campo, das pastagens e das florestas selvagens, ele é retratado como um ser metade homem, metade bode, com chifres e uma longa barba, conhecido como sátiro.

De acordo ainda com a mitologia, os principais deuses gregos, com exceção de Hades, residiam no Monte Olimpo, sendo conhecidos como deuses olímpicos. No total, os deuses olímpicos são 12 e eles também são conhecidos como parte do dodecateão (o panteão de doze deuses).

Hermes era deus do comércio, da riqueza, da sorte, dos ladrões, da diplomacia, da viagem. Era filho de Zeus e de uma ninfa chamada Maia. Era conhecido por cometer pequenos furtos, como no caso do roubo do gado de Apolo. Os gregos acreditavam que ele era o criador do fogo e do alfabeto.

A palavra derivada do grego “pan” (“tudo”), e “theos” (“deus”). Logo, “tudo é Deus”.