Quem é você Alasca na redacao?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

No livro "Quem é você, Alasca?", de John Green, há um momento em que um personagem pergunta para a protagonista por que ela fuma, e a resposta é: "para morrer". Apesar de, na realidade, as pessoas não fumarem com finalidades depreciativas, as consequências podem ser semelhantes às literárias.

“Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia. Você passa a vida inteira preso no labirinto, pensando em como vai escapar um dia, e como vai ser demais, e imagina que o futuro vai te fazer seguir em frente, mas você nunca consegue. Você apenas usa o futuro para escapar do presente.”

Quem É Você, Alasca? (Ed. Martins Fontes, 229 pgs., R$ 25,80) é uma típica literatura para jovens adultos que aborda a amizade e a cumplicidade como valores chave na vida das pessoas, assim como seus pesos e consequências.

Alasca é a típica rebelde, mas não sem causa. Um trauma da infância mexeu com tudo nela. Ela fuma, bebe e se destrói por culpa pela morte da mãe. O que ela não consegue entender é que era jovem demais para que pudesse ser culpada por algo.

É uma história linda e muito boa de ser lida, aquelas do tipo que você não sente o tempo passar e quando termina, fica pensando como sua vida vai continuar a partir de agora. Vale muito a pena ler o livro, e além disso, passar a aplicar suas lições na vida real.

“Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dó, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados.” “Ouvir em silêncio – era meu modo de conviver em sociedade.” “Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo.

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez".

Só que aí chegamos ao grande momento da moda adolescente da literatura mundial: Alasca Young morre. Depois de sair correndo, alcoolizada e escondida do diretor da escola, rumo ao cemitério para levar flores para sua mãe, Alasca bate o carro que dirigia. Justo na noite em que Miles a havia beijado pela primeira vez.

A única forma de sair desse labirinto de sofrimento é perdoar”. Falar sobre perdão parece clichê, mas é o ponto-chave dessa discussão. O que aumenta a sensação de estar em um labirinto é o ressentimento. Ressentir é reviver uma mágoa e guardar aquela dor.

Uma história sensível e emocionante, Os dois morrem no final nos lembra o que significa estar vivo. Com seu olhar único, Adam Silvera mostra que cada segundo importa, e mesmo que não haja vida sem morte, nem amor sem perda, tudo pode mudar em 24 horas.

Conforme o idealizado, assim que Miles Halter chega a seu novo colégio, ele faz amigos e ganha um apelido destes: Bujão. Os amigos de Bujão são Chip Martin, mais conhecido como Coronel, Alasca Young e Takumi Hikohito.