Quem é o rei do funk aqui no Brasil?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Conhecido pelas frases de efeito e por ser polígamo, Wagner Domingues Costa, seu nome de batismo, deixa três esposas, 32 filhos e quatro netos. Confira algumas curiosidades sobre a vida e carreira do rei do funk.

Rômulo Costa

Rômulo Costa, rei do funk carioca, mostra sua rotina sem ostentações.

Um dos nomes mais importantes para o desenvolvimento do funk foi o Fernando Luís Mattos da Matta, o DJ Marlboro. Ele foi um dos principais responsáveis por fazer do funk um sucesso no país todo, introduzindo a bateria eletrônica no gênero e levando o funk para todo o país com o disco “Funk Brasil”.

Acontece que o funk brasileiro surgiu apenas na década de 80, mais especificamente no final da década. O responsável por tal mudança no gênero, e pela caracterização que conhecemos tão bem atualmente, foi Fernando Luís Mattos da Matta, vulgo DJ Marlboro.

Funk americano: ritmo musical que é, ao mesmo tempo, lento e sexy. Além de frases repetidas e improviso, o gênero também conta com bateria e baixo elétrico. Funk brasileiro: letras polêmicas e batida dançante no estilo “até o chão”. Junto ao forte teor sexual, ainda há a polêmica da apologia ao tráfico de drogas.

Em 2021, Anitta foi poderosa e levou o funk para a Times Square, em Nova York, EUA. Ela se apresentou no Réveillon, durante quase seis minutos. O sucesso foi tanto que virou um dos assuntos mais comentados do Twitter na época. 4.

O início de tudo
Inspirado no soul, no jazz e no rhythm and blues (R&B), o funk americano surgiu entre o final da década de 1950 e início da década de 1960, representado por grandes nomes como Miles Davis e James Brown, no centro do movimento negro do país, e desde então, continuou em evolução.

Segundo o Spotify, São Paulo liderou o ranking global de cidades que consomem mais novidades do mundo da música, com 700 milhões de streamings de novo conteúdo, de acordo com o estudo global Fan Study, da plataforma, com base em dados de janeiro de 2021.

MC Don Juan aparece na primeira posição dos mc's mais ouvidos, seguido por MC Ryan SP, MC Kevin O Chris e MC Paiva ZS fechando as quarto primeiras posições.

Funk como produto cultural
Atualmente, o funk movimenta milhões na indústria da música. O principal canal do YouTube brasileiro – com mais de 36 milhões de inscritos –, por exemplo, é o Canal Kondzilla, da Kondzilla Filmes, produtora de clipes que são, em sua maioria, de funk.

O que é o Funk:
Funk é um gênero musical com ritmo forte e que incita a dança. O funk teve origem nos Estados Unidos nos anos 60, e foi criado através de uma mistura de outros gêneros musicais afro-americanos, como o jazz, blues e soul. Uma das figuras mais reconhecidas do início do funk foi o artista James Brown.

Os países que mais escutam o funk, além do Brasil, são Portugal, Estados Unidos, Itália, França e Argentina.

americana

O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960.

Americano, o funk surgiu na transição dos anos 1950 para a década de 60. Inicialmente, tratava-se de uma derivação da soul music, popular estilo da comunidade afro-americana, e do gênero musical rhythm and blues.

O MC Don Juan, como é conhecido, passou a marca de 3 bilhões de visualizações na internet e deixou para trás artistas que vendem muito, como Gusttavo Lima e Wesley Safadão.

Gusttavo Lima

Gusttavo Lima
O cantor conquistou uma legião de fãs e alcançou um sucesso comercial enorme. Além de sua música, ele também é conhecido por sua participação em campanhas publicitárias para empresas de alimentos, universidades, supermercados e outras.