Quem e Carlos Alberto Zanin?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Farmacêutico Clínico, especialista em Oncologia Hospital Israelita Albert Einstein, membro da Comissão de Cuidados Paliativos.

Carlos Alberto também é presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) e secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Zanin, que em seu voto defendeu que quem esteja com até 25 gramas de maconha seja reconhecido como usuário, caso não haja outros indícios de que seja traficante, admitiu que pode aumentar para 60 gramas. Esta quantidade mínima foi sugerida pelo ministro Alexandre de Moraes.

Ele tem 87 anos e é considerado do grupo de risco, embora a doença não ofereça mais o mesmo perigo. Carlos Alberto recebeu a segunda dose da vacina contra a covid-19 no mês de abril de 2021, fortalecendo sua proteção contra o vírus, porém não houve mais informações se ele continuou se vacinando.

Lula indicou Zanin e outros dois magistrados à Corte, enquanto Bolsonaro levou dois nomes.

Os onze juízes do tribunal são chamados de Ministros, apesar de o cargo não ter nenhuma semelhança com os ministros do Poder Executivo. Eles são nomeados pelo Presidente da República, devendo ser aprovados pelo Senado Federal.

Curiosa, a coluna descobriu que Carlos Alberto está passando um momento de luto. No domingo passado morreu o pai de Renata Domingues, mulher do apresentador, e por isso ele resolveu cancelar toda sua agenda para passar esses dias ao lado da amada.

87 anos (12 de março de 1936)

Foi casado com Marilda de Nóbrega por 34 anos e teve com ela 4 filhos: Carlos Alberto, Marcelo, Vinícius e Maurício. Já com Andréa de Nóbrega a união durou 13 anos, e ele teve os gêmeos Maria Fernanda e João Vítor. Desde 2018, ele é casado com a nutróloga Renata Domingues de Nobrega.

Se aprovado pelo Senado, Zanin vai substituir Lewandowski, também indicado por Lula.

Luís Roberto Barroso

O ministro Luís Roberto Barroso assume a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em sessão solene marcada para a próxima quinta-feira (28), a partir das 16 horas.

Rosa Weber deixará as cadeiras de ministra e de presidente antes de completar o mandato por força do que prevê a Constituição - a idade-limite de 75 anos para permanecer em atuação no tribunal.

No ano seguinte é a vez da aposentadoria de Cármen Lúcia, indicada por Lula em 2006 e, em 2030, Gilmar Mendes, nomeado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 2002, deixa a Corte. Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, ambos indicados por Dilma Rousseff, deixam o STF em 2033.

O candidato a ministro precisa ser aprovado pela maioria absoluta da Casa – no mínimo, 41 senadores. Em toda a história do STF, já houve mais de 300 ministros e apenas cinco rejeições na sabatina.

Cristiano Zanin

  • Ministro Roberto Barroso. PRESIDENTE.
  • Ministra Cármen Lúcia.
  • Ministro Luiz Fux.
  • Ministro Alexandre de Moraes.
  • Ministro Cristiano Zanin.

Na Santa Casa de Campo Grande desde às 13h34, Carlos Alberto dos Santos Aragaki, 45 anos, o policial militar que teve a perna direita amputada após ser ferido a tiros de fuzil na cidade de Antônio João, região de fronteira com o Paraguai, passa por avaliação de ortopedistas.