Quem deve usar aliança de namoro?

Perguntado por: egaspar . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

A aliança de namoro é um símbolo de compromisso utilizado após o casal estar em um relacionamento mais sólido. É uma escolha pessoal do casal quando e como deseja utilizar o anel. Inclusive, esse gesto pode ser feito em datas especiais, como o aniversário de namoro ou Dia dos Namorados.

Por tradição, é o homem que compra o anel de compromisso, mesmo que hoje em dia as mulheres já estejam mais independentes, na maioria das vezes continua a tradição do homem comprar a aliança.

Alguns casais dão alianças de namoro um para o outro. Outras vezes, uma pessoa dá ao seu parceiro um para se comprometer e demonstrar o quanto valorizam a relação. A questão é que qualquer pessoa pode dar ou usar uma aliança de namoro, pois não existe uma regra específica.

Então, segundo essas regras, a melhor forma de usar a aliança de namoro é no dedo anelar da mão direita. Isso porque ela não é a mesma mão em que se usa a aliança de casamento. Dessa forma, não há confusão na hora de diferenciar o anel de casamento e o de namoro.

Tradicionalmente, a aliança que representa o namoro é usada na mão direita – a mesma mão (e mesmo dedo) da aliança de noivado. A diferença entre as duas alianças é que, geralmente, a joia de namoro é uma aliança de prata ou de aço.

Antigamente eram usadas somente após um ano de namoro, mas atualmente não existe uma data certa para que se use alianças. Alguns casais, desde o início já querem selar o compromisso e a fidelidade, já outros esperam alguns meses ou anos para se certificar sobre seus sentimentos um pelo outro.

Os modelos de Alianças de Namoro em aço podem variar entre R$30,00 e R$200,00 de acordo com o peso, espessura e ainda caso tenha pedras ou mesmo filetes de ouro ou prata que fazem desenhos nas alianças.

Essa é uma grande dúvida existente entre os casais, afinal, qual a diferença real entre anel de namoro e anel de compromisso? E a grande verdade é que a diferença é somente de nomenclatura, ou seja, ambos são a mesma coisa.

De acordo com especialistas, nenhuma decisão importante, como morar juntos, noivar ou casar, deve ser feita antes do primeiro ano de namoro.

Portanto, nada impede que anéis de noivado, alianças e anéis de compromisso sejam usados em dedos diferentes.

No Brasil, o mais comum para uma aliança de namoro, é o anel de prata ou aço, na cor prateada. Entretanto, essa não é uma regra específica, pois os casais podem ser criativos e seguirem outros modelos que chamem mais a atenção. Alguns casais decidem até mesmo escolher anéis de namoro correspondentes.

Em geral, é usado como um complemento para a aliança de casamento, antes ou depois dela. Nesse caso, o solitário é colocado no dedo anelar da mão esquerda, onde se dizia que ficava a veia amoris (veia do amor). Ao combinar com a aliança de casamento, carrega o significado de amor vindo do coração.

Compromisso: A aliança de namoro simboliza um relacionamento que pretende ser duradouro. É a primeira aliança do casal e costuma ser usada quando os dois sentem que a relação está mais séria e estável. O tempo é uma escolha do casal, já que só eles sabem, de fato, o status da relação.

A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.

A do casamento era usado no dedo anelar da mão esquerda porque se acreditava que a mão estava ligada ao coração pela veia do amor, que passava por este dedo. Enquanto isso, a aliança de namoro é usada no dedo anelar da mão direita, por não ser o casamento, a união sacramentada.