Quem definiu a data da Páscoa?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

A data da Páscoa foi instituída pela Igreja durante o Concílio de Niceia, em 325 d.C.. A Igreja determinou que a primeira lua cheia após o equinócio de primavera seria a data para iniciar-se a comemoração da Páscoa.

O critério que define a data da Páscoa cristã foi estabelecido no Concílio de Niceia, em 325, e leva em conta o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e as fases da Lua.

O Dia da Páscoa, por definição, é o primeiro Domingo após a lua cheia que ocorre após o equinócio vernal, e pode cair entre 22 de Março e 25 de Abril. A seqüência dos dias de Páscoa se repete em ciclos de aproximadamente 5.700.000 anos.

Ela foi estabelecida por uma ordem de Javé, segundo a Torá, e é comemorada no dia 14 de Nissan. Em algum momento, porém, alguns grupos de cristãos começaram a celebrar a Páscoa no domingo após o Pessach, com o objetivo de criar uma data independente para celebrar exclusivamente a ressurreição de Jesus.

A Páscoa judaica é comemorada anualmente no dia 14 de nissan (ou nisã), pelo fato de que a primeira Páscoa comemorada pelos judeus, enquanto eram escravos no Egito, aconteceu nos dias 14 e 15 de nissan, há cerca de 3500 anos. A primeira Páscoa aconteceu no contexto da escravidão dos hebreus no Egito.

Como as fases da Lua não mudam sempre nos mesmos dias todos os anos, a data da Páscoa também muda. Ela é comemorada sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia após o equinócio da primavera - ela pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

A Páscoa é uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. A celebração cristã inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, que acontecia na mesma época que Jesus supostamente foi crucificado e ressuscitou.

Os judeus instituíram ritos para celebrar a sua Páscoa. Durante sete dias, eles não comiam pães fermentados, celebrando a Festa dos Pães Ázimos. Nos tempos de Jesus, essa festa era celebrada tendo a sua participação. Além disso, os judeus deveriam ir ao templo em Jerusalém fazer sacrifícios de animais primogênitos.

Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época. A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos.

Na Quinta-feira Santa inicia-se o 'Tríduo Pascal', onde celebramos a instituição do Sacramento da Eucaristia, seguida da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Nesta data, a Igreja recorda a última ceia de Jesus, quando jantou com os seus apóstolos antes de ser crucificado e morto.