Quem achou o Titanic no fundo do mar?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 16 votos

Ballard encontrou os submarinos USS Thresher e USS Scorpion. O problema de Ballard é que ele só tinha 12 dias para encontrar o Titanic, pois o barco que ele estava usando já havia sido alugado por outras pessoas.

Todavia, nenhuma chegou a funcionar. Afinal, por que o Titanic nunca foi retirado do fundo do oceano? Atualmente, o navio está sendo destruído por fortes correntes oceânicas, pela corrosão salina e por bactérias que comem metais. Isso porque ele está naufragado a 3.800 metros de profundidade, no Oceano Atlântico.

Robert Ballard

E quando, de fato, o Titanic foi encontrado, a missão era outra. Foi apenas em 1985 que os destroços do Titanic foram encontrados. Isso ocorreu durante uma exploração conjunta do ex-oficial da Marinha dos EUA Robert Ballard e do oceanógrafo francês Jean-Louis Michel.

As vítimas foram enterradas na província de Nova Escócia, no Canadá. 4. Alguém já encontrou corpos nos destroços do Titanic? Não, nenhum corpo humano foi encontrado nos destroços do Titanic.

Por volta das 2h20 da madrugada de 15 de abril de 1912, o transatlântico se partiu em dois pedaços e, em seguida, desapareceu completamente no Atlântico Norte. Em 1985, os destroços do Titanic foram encontrados a 650 quilômetros a sudoeste do Canadá, a cerca de 3.800 metros de profundidade.

Agora a cerca de 4 mil metros no fundo do Atlântico, os corpos teriam se decomposto ou sido comidos pela vida marinha nesta profundidade. Peixes e crustáceos como camarões, além de bactérias, seriam os responsáveis por esse “trabalho”.

As condições atmosféricas no momento e no local do acidente eram propícias para um fenômeno chamado “super-refração”, que ocorre quando a luz se dobra de forma a causar uma espécie de miragem, escondendo o famoso iceberg e provocando a colisão.

As pesquisas apontaram que os destroços estavam espalhados por uma área de cerca de 1.700 m² e a quase 4.000 metros de profundidade. Atualmente, a embarracação é protegida pela Unesco e considerada um patrimônio histórico, sendo proibida qualquer tentativa de resgate do navio.

E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.

Visitas de turistas e cientistas ao Titanic ainda continuam; até abril de 2012, 100 anos desde o desastre e perto de 25 anos desde a descoberta dos destroços, por volta de 140 pessoas visitaram o local.

Entre 1987 e 2004, sete expedições recuperaram mais de 5.500 artefatos não-orgânicos dentro do Titanic, incluindo, luvas, guardanapo, relógios de bolso, binóculos, chaves, um lustre e até cardápios.

Segundo Cameron, a inspiração por trás de Rose foi a atriz Beatrice Wood.

Quando morreu o último passageiro do Titanic? A última sobrevivente do Titanic, Millvina Dean, faleceu em 31 de maio de 2009. Ela tinha apenas nove semanas de idade quando o Titanic naufragou.

E por R$ 678,5 mil! - Glamurama. Início Notas. E por R$ 678,5 mil!

Estimativas apontam que o que restou do navio está se deteriorando tão rapidamente que pode desaparecer completamente nos próximos 40 anos.