Que jogador americano de tênis venceu mais títulos do Grand Slam nos anos 90?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Pete Sampras

Em 1990, ganhou o seu primeiro título no Grand Slam ao vencer o Open dos Estados Unidos da América. Para o conseguir, Pete Sampras teve que ultrapassar tenistas como McEnroe, Agassi e Lendl, tornando-se o tenista mais novo de sempre a vencer este torneio.

Rod Laver

O australiano Rod Laver é considerado um dos maiores tenistas da história. Ele é o único a ter vencido todos os 4 torneios do Grand Slam na mesma temporada em duas ocasiões distintas. A primeira ocorreu quando o circuito ainda acontecia na Era Fechada, em 1962, já a segunda foi na Era Aberta, em 1969.

Tenistas vencedores do Golden Grand Slam

  • Steffi Graf (1988)
  • Andre Agassi (1992, 1994, 1995, 1996 e 1999)
  • Rafael Nadal (2005, 2008, 2009 e 2010)
  • Serena Williams (1999, 2002, 2003 e 2012)

Mais finais de Grand Slam
Roger Federer disputou 31 finais de Grand Slams na carreira e é o recordista de participações em decisões de Majors.

Novak Djokovic se tornou, neste domingo, o maior vencedor de Grand Slams no tênis masculino. Ao sagrar-se campeão de Roland Garros em 2023, o sérvio chega ao 23º título dos quatro principais torneios do esporte no planeta, superando o recorde de 22 conquistas do espanhol Rafael Nadal.

A expressão grand slam, que tem sua origem no bridge, é usada no tênis e no golfe para designar os quatro principais torneios profissionais dessas modalidades. Para receber o título do grand slam, o(a) golfista deve vencer as quatro competições. Para o(a) tenista, contudo, as vitórias devem ocorrer no mesmo ano.

Pelas conquistas que Djokovic já contabilizou na carreira, ele é considerado um dos maiores tenistas da história do tênis, contando com 99 títulos nível ATP, sendo 95 em torneios de simples, 1 em torneio de duplas e 3 em torneios por equipe.

São os chamados torneios Grand Slam. Os torneios de Grand Slam, também conhecidos como majors, são os quatro eventos anuais mais importantes do tênis: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.

3

Até então, os jogadores com mais finais perdidas em Grand Slam entre os homens eram Roger Federer e Ivan Lendl, com 11 cada um. Djokovic perdeu cinco decisões para Rafael Nadal, uma para Roger Federer, duas para Stan Wawrinka, duas para Andy Murray, uma para Daniil Medvedev e agora uma para Carlos Alcaraz.

Federer

Federer, o senhor perfeição e rei do tênis | Exame.

Djokovic é quem finalizou o ano mais vezes como número 1, sete oportunidades, e está seguido de Sampras com seis temporadas, Federer, Nadal e Connors com cinco temporadas,; McEnroe e Lendl com quatro; Borg, Edbeg e Hewitt com duas e os demais em uma temporada.