Quantos votos são necessários para eleger o presidente no primeiro turno?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Para se eleger no primeiro turno, o candidato ou candidata precisa receber mais de 50% dos votos válidos.

Para ser eleito presidente e governador de Estado ou do Distrito Federal, o candidato deve ter maioria absoluta de votos válidos. Ou seja, deve ter mais de 50% dos votos válidos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para conquistar o pleito sem precisar prorrogar a campanha é preciso receber no mínimo 50% dos votos válidos, que são aqueles que excluem os brancos e nulos, e mais um único voto.

O que é preciso para ganhar a eleição no primeiro turno? Para vencer a eleição no primeiro turno nas Eleições 2022, o candidato a presidente ou governador precisa alcançar a maioria absoluta e receber, já no próximo domingo (2), mais da metade dos votos válidos.

Pelo critério da maioria absoluta, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. Ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno.

Neste primeiro turno, a taxa de abstenção foi de 20,9% e, tradicionalmente, ela costuma crescer njo segundo turno, em média 2 pontos percentuais.

Art. 2º Será considerado eleito Presidente o candidato que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

1998 (1º turno):
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - 53.06% Lula (PT) - 31,71%

Na reta final da campanha presidencial de 2022, analistas políticos projetam chance de até 45% de Jair Bolsonaro (PL) vencer as eleições de 2022.

Veja o que eles dizem: Christopher Garman, diretor-executivo do grupo Eurasia para as Américas, projeta chance de 65% de Lula ganhar contra 35% de Bolsonaro.

Uma vez formada a convicção, o eleitor vota nominalmente em seu candidato – que implica a eleição do vice ou dos suplentes –, e aquele que obtiver o número mais expressivo de votos é eleito (em primeiro ou segundo turno, conforme o caso).

O 1º turno das eleições será em 2.10.2022, domingo. Qual a data do 2º turno, se houver? Se houver 2º turno, este será realizado em 30.10.2022, também domingo.

O Piauí foi, mais uma vez, onde o petista obteve melhor desempenho: 76,86%, ante 74,08% dos votos válidos no primeiro turno. Das dez cidades que mais votaram em Lula, oito ficam no Piauí.

Nas eleições 2022 para presidente, governador e prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores, a Constituição Federal prevê a possibilidade de segundo turno para determinar um vencedor na disputa ao Executivo. Não existe previsão de terceiro turno, segundo a lei. LEIA MAIS: Não votei no primeiro turno.

A disputa então será decidida pelo critério da idade, como explica o consultor do Senado, João Trindade. João Trindade - Nessas situações qualificar-se-á o candidato mais idoso, ou seja, nessa hipótese de haver um empate o candidato mais velho vai ser declarado vencedor.