Quantos votos para ser eleito no primeiro turno?

Perguntado por: nnunes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Senado. O sistema de escolha de senadores é semelhante. Para se eleger, o candidato ao Senado precisa da maioria relativa de votos, ou seja, basta obter o maior número de votos no Estado onde concorre sem, necessariamente, ter de ultrapassar os 50% dos votos válidos.

O que é preciso para ganhar a eleição no primeiro turno? Para vencer a eleição no primeiro turno nas Eleições 2022, o candidato a presidente ou governador precisa alcançar a maioria absoluta e receber, já no próximo domingo (2), mais da metade dos votos válidos.

Pelo critério da maioria absoluta, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. Ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno.

Uma vez formada a convicção, o eleitor vota nominalmente em seu candidato – que implica a eleição do vice ou dos suplentes –, e aquele que obtiver o número mais expressivo de votos é eleito (em primeiro ou segundo turno, conforme o caso).

1998 (1º turno):
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - 53.06% Lula (PT) - 31,71%

O 1º turno das eleições será em 2.10.2022, domingo. Qual a data do 2º turno, se houver? Se houver 2º turno, este será realizado em 30.10.2022, também domingo.

A disputa então será decidida pelo critério da idade, como explica o consultor do Senado, João Trindade. João Trindade - Nessas situações qualificar-se-á o candidato mais idoso, ou seja, nessa hipótese de haver um empate o candidato mais velho vai ser declarado vencedor.

Vence o candidato que atingir a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais da metade dos eleitores – o famoso 50% mais um. Apesar de o candidato ser o mais votado, ele não atingiu a maioria absoluta.

Segundo a lei, não existe previsão de terceiro turno.
Já o segundo turno ocorre quando, no primeiro pleito, nenhum dos candidatos na disputa atingem maioria dos votos válidos, ou seja, 50% + 1.

Art. 77 - O Presidente da República será eleito por sufrágio direto em todo o território nacional. Art. 78 - São condições de elegibilidade à Presidência da República ser brasileiro nato e maior de trinta e cinco anos.

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, liderou a disputa, com 48,43% dos votos válidos. Em número absoluto, esse valor significa que 57.259.504 milhões de eleitores que votaram no petista.

Na disputa de segundo turno mais acirrada desde a redemocratização, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez. Até as 20h30 deste domingo (30), com 99,6% das urnas apuradas, a diferença entre Lula e o oponente, Jair Bolsonaro (PL), era de pouco mais de 2 milhões de votos.