Quantos pênaltis são no futebol?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Caso uma partida termine empatada será realizada a disputa por pênaltis. Cada equipe irá realizar três (3) pênaltis que poderão ser cobrados por qualquer um dos atletas inscritos. Os goleiros titulares podem executar a cobrança de pênaltis, bem como podem ser substituídos pelos goleiros reservas.

Normalmente é decidido com 5 (cinco) pênaltis para cada equipe. Para a cobrança de um pênalti a bola é colocada na linha de grande penalidade (no centro da meia-lua, em frente à baliza) e o duelo trava-se unicamente entre o rematador e o goleiro.

O tiro penal é cobrado em sua marca própria, dentro da grande área. Exceto o jogador que cobrar o pênalti e o goleiro, todos os demais devem ficar fora da grande área -a uma distância de pelo menos 9,15 m da marca. O goleiro deve ficar sobre sua linha de fundo, sob o gol, sem se mover até que a bola se mova.

Mas o confronto não está perto de ser a disputa de pênaltis mais longa da história do futebol. Em jogos oficiais, o recorde é de 48 cobranças e aconteceu na final da Copa da Namíbia de 2005. Depois de um empate de 2 a 2 no tempo regulamentar, KK Palace e Civics decidiram o título nos pênaltis.

O pênalti ocorre quando uma falta é cometida dentro da área, por exemplo, se o jogador do seu time sofre uma falta dentro da área inimiga, temos o pênalti.

Em números absolutos de gols de pênaltis, não tem para ninguém: Cristiano Ronaldo, com 153 gols marcados e 29 cobranças desperdiçadas (84% de aproveitamento).

Então convencionou-se que, nas etapas finais da competição e inclusive no jogo decisivo, sempre que a partida terminar empatada – mesmo após a prorrogação, se houver – o vencedor será conhecido através da disputa de pênaltis, em geral cinco para cada lado, em cobranças alternativas e simultâneas.

O tempo gasto durante uma cobrança de pênalti também deve ser descontado. O intervalo entre cada um dos dois tempos do jogo é de 15 minutos, a menos que o árbitro autorize alterações.

Regra 14: Pênaltis
Será concedido um tiro penal contra a equipe que cometer uma das dez faltas que levam a um tiro direto, dentro de sua própria área penal enquanto a bola está em jogo. Um gol poderá ser marcado diretamente de um tiro penal.

E a penalidade levou a equipe rubro-negra ao topo da lista em um quesito: dos clubes da Série A do Brasileirão, o Flamengo é o que mais teve pênaltis a favor na temporada. Em seguida, aparece o Fortaleza. O Leão do Pici teve 15 pênaltis marcados em 2023.

Sergio Romero

Sergio Romero foi algoz do Palmeiras ao defender dois pênaltis na classificação do Boca Juniors para a final da Copa Libertadores. No período em que defende o Boca, desde agosto de 2022, Romero é o goleiro que mais defendeu penalidades no mundo.

O pênalti ou a penalidade máxima ocorre quando um jogador, dirigindo-se ao gol adversário, sofre uma falta dentro da grande área.

Cada partida será controlada por um juiz, que terá autoridade total para fazer cumprir as regras do jogo para o qual tenha sido designado. 'A autoridade do árbitro é igual pegar um passarinho na mão.

O item mais polêmico vai ser o texto da regra 12, tocar a bola com a mão, hoje é assim: “Se concede um tiro livre direto se o jogador tocar a bola deliberadamente com as mãos (exceto o goleiro dentro de sua própria área de pênalti).

Na lista dos maiores artilheiros da história do Galo, ex-atacante Renaldo garante que nunca perdeu um pênalti pelo time e revela 'bastidores' de treinamento. Ex-atacante do Atlético, Renaldo se considera um dos maiores batedores de pênalti da história.