Quantos números tem o RG na Bahia?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

 RG composto por 7 números, sem dígito verificador.  Impressão em computador de grande porte a partir de 1990.

Cada Estado cuida do seu, e não há lei que impeça alguém de ter vários números de RG, um em cada unidade da Federação. Inclusive, não há um padrão entre os números de RG. Enquanto no Rio Grande do Sul somos acostumados com 10 dígitos, boa parte do país possui apenas sete.

os oito primeiro dígitos são o número base; o nono dígito define a região fiscal; o penúltimo dígito é o dígito verificador módulo 11 dos 9 dígitos anteriores; o último dígito é o dígito verificador módulo 11 dos dez dígitos anteriores.

O novo modelo da do RG, agora chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), entrou em vigor em março deste ano e está cheio de novidades. Dentre as novidades do documento está o fim da numeração própria, isso porque, a partir do novo modelo implementado, a numeração do novo RG será composta pelos 11 dígitos do CPF.

Hoje, na prática, é possível ter mais de um número de RG, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passará a ter um número de identificação só. E, para o governo, há maior segurança de que aquele cidadão é ele mesmo.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o RG segue o modelo mais comum no país: oito algarismos […] A rigor, nada! Não existe uma regra única para numerar o documento de identidade. Isso porque cada estado tem autonomia para emitir o RG – sigla para “Registro Geral” – da maneira como quiser.

Cada pessoa registrada possui um único número de identificação formado por onze dígitos.

Todo RG precisa ter um dígito verificador, que fica separado dos oito primeiros números do documento.

Não existe um padrão para a quantidade de dígitos em um número de RG. Isso acontece por um motivo bem simples: como pela lei brasileira cada estado pode emitir RG e possuir diferentes órgãos expedidores do documento, não existe algo fixo.

Passo a passo para consultar o RG pelo CPF

  1. Acesse ao site do Meu INSS. ...
  2. Coloque o CPF e a senha. ...
  3. Acesse o campo “Meu Cadastro” ...
  4. Entre em “Dados Cadastrais” ...
  5. Vá até o campo “Documentação” ...
  6. Acesse os dados do RG em “Identidade” ...
  7. Consulte o RG pelo CPF usando o seu celular.

Em poucas palavras, o Novo RG é um documento mais moderno e seguro, que unifica o cadastro em todo o País, apresenta o CPF como único número de identificação e possui formato digital pelo Gov.br.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Bahia ainda está em processo de adequação. Segundo documento, os institutos de identificação terão até o dia 6 de novembro para iniciar a emissão.

O novo documento, que por enquanto é emitido apenas em 12 estados, vai substituir gradualmente o RG. E, em vez de ter um número próprio, vai usar o próprio CPF como identificação. Hoje, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da Federação.