Quantos dias se comemora a Páscoa?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

A Páscoa é uma festa móvel, varia o dia a cada ano, mas é sempre comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril. Um outro detalhe interessante é o chamado Tempo Pascal.

Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa.

Para os Cristãos, a Páscoa não é apenas um dia - é uma estação de 50 dias, uma semana de semanas, derivada em sua duração dos cinquenta dias entre a Páscoa e o Pentecostes (que significa quinquagésimo) no judaísmo.

9 de abril

Com a Páscoa no dia 9 de abril, a Semana Santa se inicia em 2 de abril, com o Domingo de Ramos. O Domingo de Páscoa na tradição cristã celebra a ressurreição de Cristo.

O Tempo Pascal é composto pelos seguintes domingos: Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor. Oitava da Páscoa - semana que procede a Páscoa. 2º Domingo da Páscoa: Domingo da Divina Misericórdia.

50 dias

Para São Lucas, que escreveu para comunidades gregas, Pentecostes aconteceu 50 dias depois da Páscoa, como aquele Pentecostes dos judeus, que comemorava a entrega da Lei no Monte Sinai. É a Solenidade da comunicação do Espírito Santo.

Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

A razão desse nome está no período de duração dessa celebração: sete semanas. O início da festa se dá, cinqüenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Dt 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10). Dia das Primícias dos Frutos - no hebraico yom habikurim.

A Oitava da Páscoa termina com a celebração do segundo domingo da Páscoa, o domingo da misericórdia, abrindo o tempo Pascal que continua até Pentecostes. Nesses oito dias, podemos desejar uns aos outros uma Feliz Páscoa.

Semana Santa. A celebração que ocorre no domingo de Páscoa encerra a Semana Santa, período no qual são relembrados todos os eventos que levaram à crucificação de Jesus Cristo.

Assim como dito anteriormente, a Semana Santa contempla os sete dias existentes entre o Domingo de Ramos e de Páscoa. Portanto, cada dia é conhecido como uma data em específico. O Domingo de Ramos representa a entrada do Messias em Jerusalém, para comemorar a Páscoa Judaica.

A Páscoa passaria a ser no primeiro domingo depois da primeira lua cheia que ocorresse após o equinócio da primavera (ou na mesma data, caso a lua cheia e o equinócio ocorressem no mesmo dia). Mesmo assim, tradições e culturas diferentes continuaram fazendo cálculos distintos para a data.

Teoricamente, a Lua Cheia da Páscoa é a primeira Lua Cheia depois do Equinócio de Primavera para o Hemisfério Norte ou de Outono para o Hemisfério Sul. Em 2019, por exemplo, o primeiro Equinócio do ano aconteceu em 20 de março e a primeira Lua Cheia no mesmo dia.

Este longo tempo litúrgico, que inicia com a quaresma, tem seu centro na Páscoa e se conclui em Pentecostes, é chamado Ciclo Pascal. Esta estrutura litúrgica já é conhecida no IV século da era cristã.

Os oito primeiros dias do Tempo Pascal constituem a Oitava da Páscoa e celebram-se como solenidades do Senhor” (Normas Gerais do Ano Litúrgico e do Calendário Nº 10 e 11). Assim, nos dias da Oitava de Páscoa estamos isentos da prática do jejum e da abstinência.

40 dias

A Quaresma é o período que antecede a Páscoa, possuindo, tradicionalmente, 40 dias de duração. Alguns cristãos entendem que a Quaresma tem 44 ou 46 dias de duração.