Quantos dias após a relação é possível saber se estou grávida?

Perguntado por: egonzaga . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Em geral, é recomendado que o teste de gravidez seja feito posteriormente ao primeiro dia de atraso menstrual. Testes mais assertivos, como o de sangue, podem oferecer um resultado após 10 dias da relação com fecundação. Já os de farmácia, tendem a ser menos precisos, por isso são indicados após 15 dias do ato sexual.

Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez. Isso ocorre por dois motivos. O primeiro é o fato da fecundação do óvulo pelo espermatozoide não ocorrer necessariamente no dia do ato sexual.

A gravidez silenciosa, geralmente, acontece com quem tem ciclo menstrual irregular. Então, o tempo de espera para fazer o exame pode ser de 10 dias após a relação sexual desprotegida.

Ainda assim, o primeiro sinal que se deve ficar atenta é ao aparecimento de um pequeno sangramento rosa claro, que aparece até 3 dias depois da relação sexual. A melhor forma de confirmar a gravidez e a fecundação continua sendo esperar pelo atraso da menstruação e realizar um teste de farmácia.

A partir de quando é possível realizar um teste de gravidez após uma relação sexual? Embora você possa estar ansiosa para fazer um teste de gravidez o mais rápido possível, é melhor esperar uma semana de atraso menstrual para obter um resultado mais preciso.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

O mais indicado é fazer o teste apenas depois do primeiro dia de atraso menstrual. Porém, os mais específicos, como os de sangue, podem identificar a gravidez a partir do décimo dia da fecundação.

Quando o óvulo é fertilizado e o embrião se implanta na parede uterina, a mulher pode apresentar algumas queixas inespecíficas, como cólica abdominal, mamas mais sensíveis, aumento da libido e alterações no muco vaginal.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.

É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual. Além desses métodos, a ultrassonografia obstétrica de I trimestre também pode auxiliar no diagnóstico da gravidez.

Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida. Esse é o principal sinal de probabilidade da gravidez. Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida. No entanto, a gravidez não é a única causa do atraso da menstruação!

Primeiros sinais e sintomas de gravidez

  1. Náuseas e vômitos.
  2. Tonturas.
  3. Salivação excessiva.
  4. Mudança de apetite.
  5. Aumento da frequência urinária.
  6. Sonolência.

5 primeiros sintomas de gravidez antes do atraso menstrual

  1. Tontura e sono excessivo. Tonturas frequentes e sonolência excessiva estão entre os primeiros sinais de gravidez antes do atraso menstrual. ...
  2. Náuseas e vômitos. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Alterações de humor. ...
  5. Aumento da frequência urinária.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

Na verdade, não há uma regra, até porque cada organismo reage de forma diferente às mudanças hormonais, principalmente na gravidez. Mas no geral, podemos dizer que passado o período fértil, a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é depois do 16º dia da ovulação e da relação sexual.

Os sinais (que podem ser vistos) e sintomas de gravidez (que podem ser sentidos) podem surgir nas primeiras semanas após a concepção, como também, podem passar despercebidos, já que depende de cada mulher.