Quantos anos a Estrela?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A maioria das estrelas tem entre 1 bilhão e 10 bilhões de anos. Algumas estrelas podem até estar próximas de 13,7 bilhões de anos – a idade observada do universo.

A maior estrela
Seu diâmetro é entre 30 e 40 vezes maior que o do Sol e sua massa é aproximadamente 265 vezes a da nossa estrela. Além disso, ela é relativamente jovem – tem aproximadamente 1 milhão de anos, frente aos 4,5 milhões do astro rei -, o que significa que ainda não se expandiu muito.

Agora, tem uma coisa: as estrelas não morrem todas do mesmo jeito, nem a duração da vida é a mesma para todas elas. As maiores e mais "pesadas" gastam mais rapidamente seu combustível e por isso duram muito menos, apenas alguns milhões de anos.

As estrelas são compostas essencialmente por dois elementos gasosos, o hélio (He) e o hidrogênio (H). Na área central delas, acontecem as reações termonucleares, em que os átomos de hidrogênio sofrem fusão e dão origem aos átomos de hélio.

No caso do Sol, temos diversos outros indicadores para a sua idade. Como o Sol se formou ao mesmo tempo que os planetas e o resto do Sistema Solar, podemos usar a composição química e datação radiativa de meteoros como parâmetros de comparação, e o número final é algo como 4,567 bilhões de anos.

VY Canis Majoris

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Há algum tempo atrás, uma equipe de astrônomos descobriu algo que pode ser a maior “coisa” do Universo e que é observável. Se trata de um anel de nove explosões de raios gama, com incríveis cinco bilhões de anos-luz de diâmetro. A maioria dos astrônomos concorda que a maior coisa no universo é a teia cósmica.

É claro que essa é uma história impossível de acontecer — ele jamais desapareceria de uma hora para a outra. Alguns astrônomos até calculam que daqui a 7,5 bilhões de anos o nosso sol começará a desaparecer, sofrendo uma explosão que dará origem a uma estrela menor, que continuará a brilhar.

O brilho das estrelas surge durante o processo de fusão do hidrogênio em hélio, que libera grandes quantidades de energia na forma de radiação eletromagnética.

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

As estrelas parecem ser exclusivamente brancas a primeira vista. Mas se olharmos cuidadosamente, podemos notar uma faixa de cores: azul, branco, vermelho e até dourado.

As estrelas relativamente frias, cuja temperatura fica em torno dos 3 000 graus Kelvin (3 273 graus centígrados), parecem vermelhas; as amarelas, como o Sol, possuem temperatura superficial de cerca de 6 000 graus Kelvin e, finalmente, as de cor branco-azulado apresentam temperaturas superiores a 10 000 graus Kelvin.

As estrelas são grandes esferas formadas por plasma aquecido a milhares de graus. Seu formato deve-se à sua gravidade, que aponta em direção ao núcleo da estrela. As estrelas são grandes esferas de plasma que são alimentadas pela fusão nuclear. Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade.

De acordo com um estudo recente publicado na GeoScienceWorld Elements e divulgado pela Science Alert, a água do nosso planeta tem 4,5 bilhões de anos, a mesma idade da Terra, e a evidência para a afirmação está no conteúdo de água pesada presente na Terra (composto também chamado de água deuterada e quimicamente ...

27 dias