Quanto tempo vc pode ficar no espaço?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4 / 5 2 votos

Mas aqui no mundo real, quanto tempo uma pessoa poderia sobreviver se fosse lançada no áspero vácuo do espaço sideral? A resposta curta é: pouco tempo. Em um período muito curto, em questão de 10 a 15 segundos, você ficará inconsciente por falta de oxigênio.

No primeiro momento, o oxigênio é expelido dos pulmões, fazendo com que a pessoa perca a consciência (por falta de oxigenação no cérebro) em cerca de 15 segundos. Depois disso, não demora mais do que dois minutos até que os órgãos parem de trabalhar e a pessoa venha a óbito.

Os astronautas devem ficar seis meses no espaço, conduzindo experimentos e fazendo manutenção na estação antes de voltarem para casa. A equipe foi a primeira a ir ao espaço em uma nave construída a partir de material reciclado de um lançamento anterior.

Por conta da gravidade, os astronautas não têm peso e podem dormir em qualquer orientação. Isso mesmo, não é posição.

Nessa situação, você não sobreviveria mais do que uns poucos minutos. Partes de seu corpo congelariam ou até explodiriam. Por exemplo: Devido à perda total da pressão ambiente, o ar nos pulmões iria se expandir, causando ruptura tecidual.

A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”. Mas como a Terra se move em sua órbita ao redor do Sol, ela tem que se mover 1 grau a mais para que ele retorne à mesma posição no céu, ou seja, 361 graus.

O 'último cidadão soviético': Sergei Krikalev, o cosmonauta 'abandonado' no espaço durante o colapso da União Soviética. Da estação espacial soviética Mir, o cosmonauta Sergei Krikalev tinha uma vista privilegiada do planeta Terra, tão idílica que não pôde ver a fogueira política em que seu país estava queimando.

Para os astronautas da Estação Espacial Internacional pode significar envelhecer mais devagar do que as pessoas na Terra. Dependendo da nossa posição e velocidade, o tempo pode passar mais rápido ou mais devagar em relação aos demais num outro local e altura.

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou que vagas em diversas áreas estão abertas, com salários que vão de singelos US$ 60 mil a US$ 178,6 mil por ano.

Ah, e que saber quantas pessoas estão no espaço agora? São três: o norte-americano Scott Tingle, o japonês Norishige Kanai e o russo Anton Shkaplerov.

Não. Ficam sem chuveiro. Para contornar a falta de gravidade, eles tomam uma espécie de “banho de gato”, usando uma toalha umedecida com água misturada com sabão. O Olhar Digital te mostra como é esse processo, com a ajuda de um astronauta.

Chorar: Tecnicamente é impossível chorar no espaço porque as lágrimas simplesmente não escorrem! Esse efeito acontece por conta da gravidade zero, que acaba criando uma espécie de bolha, que cresce até sair flutuando!

Chris Hadfield, comandante da expedição, revelou que, como não há uma pia ou maneira de descartar a espuma, os astronautas precisam engolir a pasta de dente toda vez que fazem a higiene bucal (veja o vídeo, em inglês). Como a pasta é comestível, Chris explicou que ela não faz mal aos astronautas.

COMO SE RESPIRA? Para respirar é necessário que exista oxigénio dentro dos veículos espaçais. Por exemplo, a bordo da Estação Espacial Internacional, o oxigénio necessário é obtido a partir da água, que é formada por oxigénio e hidrogénio.

No vácuo total (ausência de matéria), a temperatura despenca para até 272 ºC negativos, 1 grau acima do zero absoluto. “É como medir a temperatura mínima do espaço.

Não é correto dizer que no espaço não há oxigênio. Ele existe lá também, mas em quantidade muito pequena e insuficiente para nós, seres humanos, respirarmos e, consequentemente, sobreviver sem a ajuda de roupas especiais como as usadas pelos astronautas.