Quanto tempo leva para subir a serra de Teresópolis?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Parte-se da portaria do parque (cerca de 1.100m de altitude), chegando-se a 2.245m na Pedra do Açú. A caminhada é relativamente curta (pouco mais de 7 Km de extensão) mas demora cerca de 6 horas para o montanhista médio.

Piso e condições: Asfalto em muito boas condições, apesar de ter alguns trechos de conexão de um piso e outro que pode gerar um ressalto.

O centro tem altitude média de 869 metros, enquanto o Soberbo tem 972 metros. Nas regiões hídricas são encontradas as menores altitudes, com médias próximas de 700 metros.

Sede Teresópolis:
A entrada principal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica na área urbana de Teresópolis, na Avenida Rotariana s/nº (que interliga a BR 116 Rio-Bahia, na altura do km 89,5 à cidade), com acesso bem sinalizado.

O ingresso para as 3 sedes do PARNASO passou a ser gratuito, respeitando-se a lotação diária correspondente às mesmas e o controle de público é dado por ordem de chegada.

Os melhores horários para viajar em ambos os trechos são:

  • Quinta-feira: entre 9h e 16h, e depois das 20h.
  • Sexta-feira: entre 9h e 16h, e depois das 20h.
  • Sábado: antes das 9h, entre 13h e 15h, e depois das 22h.
  • Domingo: antes das 7h, entre 11h e 15h, e depois das 22h.

O percurso total de serra é de 8 km. Você terá dois pontos de parada, para tirar fotos e obter mais informações sobre os monumentos, com monitores do próprio parque. São eles: Rancho da Maioridade – 10 minutos com monitores do Parque.

A travessia Petrópolis-Teresópolis é um clássico nacional de caminhada e montanhismo, sendo por muitos considerada a travessia mais bonita do Brasil. Com cerca de 30 km de extensão, a travessia da Serra dos Órgãos exige preparo físico e equipamento adequado.

Teresópolis fica na região serrana do Rio de Janeiro , a cerca de 75 km de distância da capital. É a cidade mais alta do Rio.

Acidente na Serra de Teresópolis mata uma pessoa e deixa outras cinco feridas. O motorista de um caminhão, que descia a serra, perdeu o controle do veículo e bateu em cinco carros que estavam parados na estrada, aguardando a liberação do trânsito, deivido a uma obra.

Serra dos Órgãos é o nome do trecho da Serra do Mar na região central do Estado do Rio de Janeiro.

Tarifas cobradas pela CRT passam para R$ 21,70, na praça principal, e R$ 15,20, nas auxiliares. Começam a valer no próximo domingo, dia 1º, feriado do Dia do Trabalho, os novos valores cobrados na praça de pedágio da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), no trecho da BR-116 administrado por ela.

A maior atração do parque são os Bondinhos Aéreos. No percurso o visitante desfruta de belas paisagens chegando até a Estação Animal, parte mais elevada do empreendimento, onde estão as trilhas auto-interpretativas.