Quanto tempo leva para desinchar a próstata?

Perguntado por: ncustodio4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

A velocidade com que se alcançam resultados depende do tipo de fármaco. Nos alfa-bloqueantes, tendem a aparecer de forma rápida, em poucos dias. Já nos inibidores da 5-alfa redutase, evidências mostram que podem reduzir o tamanho da próstata mas para tal podem necessitar de 6 meses a 1 ano.

O tratamento para Prostatie varia. Geralmente composto pela indicação de uso de antibióticos, por um mínimo de 21 dias para as Prostatites agudas e 4 a 6 semanas para as Prostatites crônicas. O urologista pode recomendar também os anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou os analgésicos para aliviar a dor e o desconforto.

Alfa-bloqueadores: tansulosina e alfuzosina são medicamentos comumente prescritos para relaxar os músculos da próstata e da bexiga quando os sintomas são mais leves. Dessa forma, melhoram o fluxo urinário e ajudam a aliviar o desconforto.

* Hiperplasia benigna da próstata: o tratamento é realizado com o uso de remédios, como tansulosina, alfuzosina ou finasterida, por exemplo, para diminuir o tamanho da próstata e aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer cirurgia para remover a próstata.

Alfa-bloqueadores (doxazosina, tansulosina, entre outros): são medicamentos que provocam relaxamento da musculatura da próstata e bexiga, assim facilitando o fluxo de urina e o esvaziamento da bexiga. Agem imediatamente desde os primeiros dias de uso.

Normalmente os remédios mais prescritos para hiperplasia benigna da próstata são a Finasterida, Mesilato de Doxazosina e Tansulosina, alguns nomes de medicamentos comerciais são o Duomo®, Prostaflux®, Prós HP®, Finalop®, Propecia®, Tasulil®, Stub®, Combodart®, Tamsulon®, Secotex®.

A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.

Geralmente, os pacientes que estão com sintomas de HPB e estão com a próstata maior que 40 gramas já terão que tomar medicações para diminuir a glândula. Os principais medicamentos indicados para diminuir a próstata são a finasterida e a dutasterida, que vão bloquear os hormônios que causam esse aumento da glândula.

Frutos vermelhos
Estes frutos, conhecidos pelos seus poderes antioxidantes, parecem também ter efeitos preventivos sobre doenças da próstata e a saúde em geral. Ricos em vitamina C, fibras e licopeno, entre outros nutrientes que contribuem para tratar danos celulares.

O aumento da próstata em si não é um problema. O problema está no fato da próstata estar anatomicamente localizada junto a algumas estruturas do trato urinário, principalmente a uretra.

Então, cerca de 50% dos homens já podem ter a próstata aumentada nesta faixa etária, e o peso normal da próstata aos 60 anos passa a ser de até 38 gramas, ou seja, aos 90 anos, praticamente 90% deles terão HPB.

O aumento benigno da próstata passa a ser um problema quando ela dificulta a passagem da urina, porque, ao crescer, a próstata pode obstruir a uretra, o canal que passa por dentro dela. Os sintomas que a HPB provoca quando há obstrução da uretra são: aumento das micções durante a noite.

Três horas ou mais por semana de prática vigorosa de ciclismo, tênis, corrida ou natação parecem melhorar o prognóstico entre tais pacientes, constatou a equipe de pesquisadores.

Qual a melhor forma de reduzir o tamanho da Próstata?

  1. Casca de pygeum;
  2. Serenoa repens (saw palmetto);
  3. Sementes de abóbora;
  4. Urtiga;
  5. Licopeno (encontrado em muitas frutas, como o tomate).