Quanto tempo é normal atrasar a menstruação?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Mas, independente da duração do ciclo, quantos dias a menstruação pode atrasar? Os médicos consideram como retardo menstrual a partir de 15 dias de atraso. Ou seja, atrasos de uma a duas semanas são comuns.

Uma menstruação pode ser considerada realmente atrasada quando ultrapassam 7 dias da data esperada da menstruação. Para as mulheres que estão passando por atraso menstrual e se questionam se menstruação atrasada pode ser gravidez, é possível realizar testes de farmácia ou exames de sangue para detectar a gestação.

Condições médicas de longo prazo: algumas condições, como doença cardíaca ou diabetes, podem causar atrasos menstruais ou menstruações irregulares. Excesso de peso ou obesidade: excesso de peso ou ganho de peso podem fazer com que o organismo produza estrogênio demais, o que pode afetar o ciclo menstrual.

Se os atrasos menstruais forem persistentes a melhor opção é visitar um médico e fazer uma bateria de exames hormonais para verificar o porquê da situação. Na grande maioria dos casos, os hormônios tendem a voltar ao lugar facilmente com o tratamento adequado.

2Existem remédios à base de hormônios que podem ajudar, como o anticoncepcional oral, injetável, implante, pílula do dia seguinte e tantos outros. 3Se o atraso já chega a mais de 10 dias então é possível introduzir medicações hormonais para colaborar com o ciclo e ajudar a menstruação normalizar.

Teste de farmácia
Por serem extremamente acessíveis e nada invasivos, os testes de farmácia costumam ser a primeira opção para uma pessoa que quer confirmar ou descartar uma possibilidade de gravidez.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

É o seguinte, com as mãos bem lavadas e limpas, elas colocam o cotonete no canal vaginal e, em seguida, conferem a tonalidade e consistência da secreção na ponta de algodão. A questão é que, normalmente, com a proximidade da menstruação, o cotonete sairia com um tom rosado, marrom ou até mesmo vermelho.

O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias). Períodos mais longos não são necessariamente um problema, desde que o ciclo apresente um padrão de regularidade.

Viroses comuns, como gripe, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites podem bastar para desarranjar o seu ciclo menstrual, atrasando sua menstruação por alguns dias. Alguns medicamentos também podem influenciar no ciclo hormonal, desregulando sua menstruação.

O atraso menstrual pode ocorrer por diversos motivos além de uma gravidez2, como é o caso de transtornos emocionais ou físicos. Mulheres que estão passando por uma fase de pura ansiedade, stress ou momentos com fortes emoções podem ter seu ciclo menstrual alterado3, como todo o resto de seu organismo.

Estresse, viagens, dietas, doenças e medicamentos (incluindo anticoncepcionais) também podem afetar a duração do seu ciclo, sintomas e a duração e intensidade da sua menstruação. Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.

Amato recomenda realizar o teste de farmácia a partir de quatro dias de atraso menstrual e, em caso de resultado negativo e ausência de menstruação, repetir o teste após mais quatro dias. Os testes de laboratório, por outro lado, são quantitativos e podem ser realizados uma semana após a relação sexual desprotegida.

Ovulação: o ovário libera os óvulos cerca de 14 dias após a menstruação e pode haver irritação da cavidade abdominal, que leva ao surgimento da cólica. O normal é que a dor desapareça rapidamente, de forma espontânea ou com auxílio de analgésico.

Infecções ou doenças
Nestes casos, é normal ficar um mês sem menstruar. Além disso, alguns medicamentos como antipsicóticos, corticoides, antidepressivos e imunossupressores também podem influenciar na regulação hormonal, desregulando sua menstruação.