Quanto custou para fazer o filme o farol?

Perguntado por: ucamilo . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 17 votos

No final do século 19, um novo zelador chega a uma remota ilha na Nova Inglaterra para ajudar o faroleiro local, mas o isolamento causa tensão na convivência entre os dois homens. Entre tempestades e goles de querosene, o novato tenta desvendar os mistérios que existem nas histórias de pescador de seu chefe.

O Farol é um filme sobre a destrutividade da solidão
Estar sozinho na história representa o distanciamento de si mesmo, e portanto, a ascensão de um estado psicótico e puramente instintivo. Nunca saberemos se as visões de Thomas e Ephraim são alucinações.

As filmagens iniciais começaram em 9 de abril de 2019 em Yarmouth, no Canadá, e dentro de um hangar no Aeroporto Internacional de Yarmouth. O editor Louise Ford revelou que o filme foi filmado em preto e branco com lentes 35 mm.

Sinopse. O Farol se passa no início do século XX.

Centro da luz sonhada no filme o farol
A descoberta que os dois têm o mesmo nome, são o mesmo ser. No final, quando a dor e o desespero do Jovem o forçam a lutar contra o Velho, a destroná-lo do trono imaginário da consciência, em que o Jovem o enterra vivo, tenta calá-lo em suas mentiras e perseguições.

O Mistério do Farol é inspirado pela história real do desaparecimento dos funcionários do Farol das Ilhas Flannan, acontecido no ano de 1900. Thomas Marshall, James Ducat e Donald MacArthur desapareceram em um período desconhecido de 1900, mas o mistério só foi revelado em dezembro do mesmo ano.

Anita retrata o farol da ilha e as casinhas próximas a ele. A pintora traz à tona, nesta obra e em algumas outras, as influências expressionistas aprendidas durante o tempo em que passou estudando na Alemanha.

Inspirações artísticas
No caso de O Farol, o cineasta se inspirou no simbolismo, movimento precursor do modernismo - em especial, nas obras de artistas como Arnold Bocklin e Jean Delville.

Os irmãos Lumiére filmaram a saída dos operários de uma fábrica, a chegada de um trem na estação, um bebê sendo alimentado pelos pais e uma série de outras ações simples. Não tinham a intenção de contar uma história, e sim registrar movimentos. Esses filmes também eram chamados de “vistas animadas”, por razões óbvias.

A Chegada do Trem na Estação

Em 1895, os irmãos fizeram um experimento que foi, na verdade, a primeira exibição de um filme cinematográfico: o curta “A Chegada do Trem na Estação” mostra um trem se aproximando da estação, onde para e as pessoas começam a entrar. A câmera está parada na plataforma o tempo todo e tem duração de menos de 50 segundos.