Quantas vezes posso usar o Fies?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Você só pode financiar sua faculdade uma vez pelo FIES! Quem esteja devendo parcelas do Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), que era um benefício semelhante e foi desativado em 1999, com a implantação do FIES.

Assim, prosseguiu, não há nenhuma outra vedação legal ao financiamento para uma segunda graduação, já que ato administrativo não pode impor restrição não prevista na lei.

Por fim, a desembargadora federal salientou que, atualmente, o MEC possibilita o financiamento estudantil para segunda graduação, desde que existam vagas remanescentes ofertadas aos estudantes sem graduação, conforme o artigo 1º, parágrafo 6º, da Lei 10.260/2001.

Durante o curso, o aluno paga apenas as taxas do banco. É muito comum que os alunos interessados no Fies ainda não tenham entrado no ensino superior. No entanto, quem já está fazendo um curso superior em uma instituição privada de ensino também poderá solicitar o financiamento.

Com isso, os requisitos para conseguir o Fies envolvem quem já recebe a bolsa pelo Prouni: independentemente se for a bolsa de estudos integral ou a parcial, o aluno não pode solicitar o crédito estudantil para financiar outro curso.

Quem já tem curso superior pode se inscrever no Prouni? Quem já possui curso superior não podem se inscrever no Prouni, pois esse é um programa de bolsa de estudo destinado aos estudantes que estão ingressando em algum curso de graduação, de qualquer área do conhecimento, pela primeira vez.

Quem já possui um diploma de graduação, mesmo sem ter sido bolsista do ProUni, pode se inscrever no SiSu. A diferença entre ambos é que, diferentemente do Prouni, voltado a estudantes que não tenham diploma de nível superior, o SiSu permite que pessoas formadas ingressem em uma segunda graduação por meio do programa.

Requisitos – Para concorrer a uma vaga, o candidato deverá ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação. As inscrições devem ser feitas no site do Fies Seleção.

Conforme a Portaria Normativa nº 23, de 20 de novembro de 2013, o acadêmico beneficiado com Fies pode justificar até 2 vezes o rendimento acadêmico inferior a 75% das disciplinas cursadas no último semestre letivo financiado pelo Fies.

Antes de escolher as opções de curso, o candidato deve preencher o seu grupo de preferência informando o estado, o município e o curso que quer estudar. A escolha de IES e Local de oferta são opcionais. Com isso, o estudante deixa claro que pretende estudar com o Fies de acordo com as escolhas nessa etapa.

BAIXO RENDIMENTO
Não obtenção de aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% das disciplinas cursadas a cada semestre.

O financiamento de 100% do curso de Medicina com juros zero pelo FIES só pode ser solicitado por estudantes que consigam comprovar renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos por pessoa.