Quantas placas posso colocar em um inversor?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Se você tem um inversor de 1,5 kW, você pode ter até 1.8 kW de painéis conectados a ele. Se você tem um inversor de 3 kW pode ter até 3.6 kW de painéis conectados a ele.

O sistema de energia solar fotovoltaico para empresas ou residências conta com uma estrutura modular. Isso significa que qualquer sistema pode ser ampliado após a instalação para atender à demandas maiores.

Total de entradas MPPT
Inversores string convencionais geralmente possuem uma ou duas entradas de MPPT (embora possam existir aparelhos com mais entradas). Dessa forma, cada MPPT gerencia até 15 ou 20 painéis conectados em série na string, sem otimizar individualmente as placas solares.

Uma placa solar fotovoltaica de 510 Wp produz, aproximadamente, 56 kWh, enquanto painéis solares de 550 Wp geram em torno de 61 kWh e placas de 545 Wp geram cerca de 60 kWh. Já os painéis de 585 WP produzem, em média, 64 kWh e, por fim, painéis de 590 Wp geram em torno de 65 KWh.

Utilizando-se de uma Regra de Três, uma residência que consome, em média, 500 kWh*mês, precisa, aproximadamente, de 7 painéis solares instalados no telhado para suprir todo o consumo elétrico da residência.

Para se otimizar a capacidade do inversor, controlando outras variáveis técnicas do projeto, deve-se considerar a potência em painéis 30% maior do que a potência do inversor. Por exemplo, um inversor de 3,0kW de potência pode receber de forma otimizada até 11 painéis de 330W que totalizam 3,9kWp de potência.

Esse excedente da energia solar ocorre, pois, em horários com maior incidência de irradiação solar, há aumento na produção de energia. Assim, é como se o consumidor acumulasse benefícios que serão utilizados no presente e no futuro.

no mínimo dois módulos fotovoltaicos e no máximo 17 módulos fotovoltaicos para conectar na entrada desse.

Você deve considerar, também, o consumo de energia na sua residência. Em uma casa com ar-condicionado, por exemplo, o consumo de energia pode até dobrar. Considere que uma casa consome, aproximadamente, 300 kWh por mês. Para suprir essa demanda, o ideal é investir em 7 painéis.

Em um projeto com microinversores, é possível utilizar cada entrada MPPT para beneficiar individualmente cada placa solar, enquanto no caso do inversor string podemos ter um MPPT para até 20 placas (o que reduz consideravelmente os ganhos com a otimização de energia).

Produção média 520 kWh/mês*
08 Painéis Fotovoltaicos Monocristalinos: RISEN SOLAR 500Wp – RSM50-8-500M. 01 Cabo Tronco – QS1A. 01 Terminal End Cap – QS1A.

O Painel Solar de 450W da marca OSDA possui 144 células de silício monocristalino e pode gerar até 1520Wh/dia.

Considerando uma média de 7 horas de Sol pleno, um painel on-grid de 265 W de potência geraria mais ou menos 38,16 kWh/mês. Para uma casa que esteja na média de consumo nacional (152,2 kWh/mês), isso equivale a 25% de toda a energia necessária para a residência.

Em média, uma placa solar com capacidade de produção de 300 Wp pode gerar cerca de 1.200 kWh de energia por ano, considerando uma incidência de sol de 5 horas diárias. Isso significa que cerca de 22 placas de 300 Wp seriam necessárias para produzir 1.000 kWh por mês, em condições ideais.