Quantas faculdades posso colocar no Fies?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Até três opções de curso podem ser escolhidas por ordem de preferência. Inicialmente fixado em 23 de julho (ontem), o prazo foi prorrogado para hoje após falhas apresentadas no sistema, que geraram a oferta de vagas inexistentes.

Após preencher e conferir todos os seus dados, você deverá escolher uma modalidade de preferência. Escolha até três opções de curso entre os que têm vagas disponíveis na modalidade escolhida.

O processo seletivo do Fies propõe ao candidato a escolha de até três opções de cursos em ordem prioritária.

A dúvida que não quer calar: “É possível contratar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para cursar minha segunda graduação?” Vamos juntos descobrir! Sim!

Antes de escolher as opções de curso, o candidato deve preencher o seu grupo de preferência informando o estado, o município e o curso que quer estudar. A escolha de IES e Local de oferta são opcionais. Com isso, o estudante deixa claro que pretende estudar com o Fies de acordo com as escolhas nessa etapa.

O teto para financiamentos de cursos de medicina via Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, subiu para R$ 60 mil por semestre. O aumento de mais de 13% foi referendado com a Resolução nº 54/2023, publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, após decisão do Comitê Gestor do FIES no início do mês.

Ter alcançado média igual ou maior que 450 pontos na prova do Enem; Não ter zerado a redação do Enem; Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

O que acontece se eu desistir do curso? O estudante que pediu o Fies e desistiu do curso pode solicitar o “encerramento antecipado da utilização do financiamento”. Nesse caso, precisará cumprir com suas obrigações contratuais, podendo escolher entre algumas opções de pagamento.

É preciso ficar de olho pois o prazo para a validação da inscrição é de cinco dias corridos a contar da data de divulgação da sua pré-seleção.

Essa é uma das preocupações de quem pensa em fazer o FIES, mas não sabe se terá um bom emprego para pagar as parcelas do financiamento depois de se formar. A boa notícia é que a dívida do FIES pode ser paga com trabalho.

Conclusão. Quem tem o nome sujo pode fazer FIES, desde que atenda aos critérios de renda e desempenho no ENEM exigidos pelo programa.

A necessidade ou não vai depender de fatores como a renda familiar do estudante e o valor da mensalidade do curso. Em geral, são exigidos fiadores para estudantes que possuem renda familiar mensal per capita superior a um salário mínimo e meio ou que estejam matriculados em cursos com mensalidades muito elevadas.

É possível renegociar o FIES? Sim. Para quem assinou o contrato até 2017 e está com dificuldade de manter o pagamento, é possível renegociar a dívida do FIES com a Caixa e o Banco do Brasil. A renegociação do FIES está prevista na lei e deve ser feita até 31/12/2022.

O campo “Total de semestres já concluídos e/ou aproveitados nesta IES/curso” se refere a quantidade de semestres estudados pelo estudante ANTES de ser contemplado pelo financiamento FIES, e a sua alteração influencia diretamente no total de semestres do financiamento, ou seja, o período de utilização.

450 pontos

Qual a nota necessária para conseguir o Fies? O mínimo de 450 pontos é apenas para se inscrever no programa.

Veja abaixo as cinco universidades mais fáceis de passar no SISU e algumas de suas notas de corte:

  • Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMT)
  • Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)