Quando tomar a pilula do dia seguinte?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O prazo médio para uso do método contraceptivo de emergência é de 72 horas, mas o ideal é tomar a pílula o quanto antes, logo após a relação sexual desprotegida. Depois de 24 horas, a eficácia da medicação é de 88% e esse número diminui com o passar do tempo.

O ideal é que a mulher tome a pílula o mais próximo possível da relação sexual desprotegida. Mas ela tem até 3 dias (72 horas) para fazer isso. Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%.

Os principais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte são dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas menstruais, cansaço, tontura, irritabilidade e maior sensibilidade nas mamas. Esses sintomas também podem durar ao longo do mês em que o contraceptivo foi usado.

“Não lembro de ter havido sequer uma conversa sobre o fato de (a pílula) poder não ser realmente eficaz”. Estima-se que de 0,6 a 2,6% das mulheres que tomam a pílula do dia seguinte após fazer sexo sem proteção ainda engravidam.

O comprimido de Diad deve ser administrado por via oral o mais breve possível após a relação sexual desprotegida, não ultrapassando 72 horas, pois ocorre diminuição da eficácia significativa quando há demora para tomar o comprimido.

Os estudos mostram que, se você toma anticoncepcional de emergência ou pílula do dia seguinte dentro de 72 horas após a relação desprotegida, você tem apenas 1% a 2% de chance de engravidar. Mas lembre-se: a pílula do dia seguinte não deve ser usada como uma forma regular de contracepção.

Como posso saber se a pílula do dia seguinte funcionou? Infelizmente não é possível saber imediatamente se a pílula funcionou. Podemos saber se ocorreu a eficácia desejada de duas formas, uma delas é esperar o próximo ciclo menstrual ou caso não ocorra nenhum sangramento, recomenda-se realizar um teste de gravidez.

Existem efeitos colaterais para o uso da pílula do dia seguinte? Mesmo se considerarmos o uso esporádico da pílula do dia seguinte como um parâmetro normal, ainda é possível que ela cause efeitos colaterais. "Pode causar dores de cabeça e no corpo, náuseas, diarreia e vômito", explica Felisbela.

Apesar de não ser uma regra, a pílula do dia seguinte pode, sim, desregular o ciclo menstrual, atrasando ou adiantando a menstruação. Aliás, algumas pessoas podem confundir este fenômeno com um sangramento anormal. Quando esse método de emergência é usado próximo ao fim do ciclo, o mais comum é a menstruação adiantar.

A recomendação é tomar a pílula em até 72 horas após a relação, mas ela pode ter efeitos em até 5 dias após o sexo.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Pesquisas mostram que o esperma vivo pode vazar para o fluido pré-ejaculatório nos homens. Um estudo constatou a presença de esperma no fluido pré-ejaculatório de 16,7% dos homens saudáveis1.