Quando será o próximo concurso para perito criminal?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

A comissão organizadora desse concurso já está formada, e a próxima etapa é a contratação da banca organizadora. Além disso, de acordo com as informações divulgadas pelo governador Wanderlei Barbosa, o edital está pronto e deve ser publicado em 2023.

Concurso da PC SP 2023: cargos, vagas e salários
Médico Legista: 116 vagas e R$ 12.954,40; Perito Criminal: 249 vagas e R$ 12.954,40.

Como havíamos previsto, o ano passado foi recheado de oportunidades para Perito Criminal. A boa notícia é que 2023 não está sendo diferente. Cinco grandes concursos estão em andamento: Politec GO com 52; Perícia SP com 249; Politec PE com 50; PC-TO com 60 e PCP-PR com 30 vagas para Perito.

Novidades sobre o concurso Polícia Civil SP! O edital da Polícia Civil do Estado de São Paulo foi publicado nesta sexta-feira, 1º de setembro de 2023. A corporação está ofertando 3.500 novas vagas para os cargos de Escrivão, Perito Criminal, Investigador de Polícia, Médico Legista e Delegado.

Foi publicado nesta sexta-feira (01/09) o 1º Edital de Abertura de concurso público para cargos vagos de perito criminal. São 249 novas vagas para repor o déficit de servidores. As inscrições para o concurso estão abertas até o dia 10 de outubro de 2023.

45 anos

Qual a idade máxima para ser um perito criminal? A idade máxima para se tornar perito criminal no Brasil é de 45 anos. No entanto, vale destacar que essa idade é para ingresso na função, portanto, não se aplica a profissionais já atuantes.

2 anos

A faculdade de Perito Criminal tem 2 anos em média
A faculdade de Perito Criminal faz parte das chamadas graduações de curta duração, com um programa que leva 2 anos (4 semestres), em média, para ser concluído.

Nesse sentido, uma das estratégias mais recomendadas por especialistas é consultar os cadernos de provas do processo seletivo mais recente. No caso da PF, a última seleção ocorreu em 2018 e foi organizada pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).

Educação e formação acadêmica: O primeiro passo é obter uma formação acadêmica adequada. A maioria dos peritos criminais possui graduação em áreas como Ciências Forenses, Biologia, Química, Física, Engenharia, Medicina ou áreas correlatas.

Os cursos de graduação mais indicados são os de Farmácia/Bioquímica, Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação/Informática, Engenharia, Física, Geografia, Geologia ou Química.