Quando pode voltar a comer carne na Quaresma?

Perguntado por: umendes5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

O período de penitências ainda começa na Quarta-feira de Cinzas e transcorre durante 40 dias, excluindo os domingos, e os mais devotos se limitam a fazer apenas uma refeição por dia — e sem carne no cardápio — na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

Como já foi dito, dentro do período quaresmal, é recomendável abster-se de comer carnes vermelhas na , Quarta-feira de Cinzas, nas sextas-feiras da Quaresma, na Semana Santa e nas demais sextas-feiras do ano.

No que compete à Páscoa, o jejum era realizado durante todo o período da Quaresma (período de 40 dias que antecedem a Páscoa). Existem aqueles que ainda fazem o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. O mais comum entre aqueles que praticam o jejum é de realizá-lo apenas na Sexta-Feira Santa.

Nesse dia 25 de março, em que fazemos uma pausa na introspeção penitencial da Quaresma, mais do que nunca proclamamos esse versículo bíblico. O verbo se fez carne e habitou entre nós. Maria com o seu sim histórico muda a história da salvação e um novo tempo é instaurado. O tempo da redenção, do amor e da misericórdia.

Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne.

Tradicionalmente, esse período se estende por 40 dias, iniciando-se na Quarta-Feira de Cinzas e se encerrando no Domingo de Ramos, ou seja, uma semana antes do Domingo de Páscoa. No entanto, desde o pontificado de Paulo VI, a Quaresma tem duração de 44 dias, pois só se encerra na Quinta-Feira Santa.

"A lei canônica fala da obrigação da abstinência de carne entre os 14 e os 60 anos, no primeiro e no último dia da Quaresma. Em todas as sextas-feiras desse período, é recomendada a penitência". Ele diz ainda que a renúncia à carne pode ser trocada por outro tipo de jejum ou sacrifício.

Enquete revela equilíbrio no consumo de carne vermelha na Semana Santa: 'A igreja não considera como um pecado grave', diz padre | Santos e Região | G1.

Pode comer ovo na Quaresma? Embora o consumo da carne de aves esteja vetado durante a Quaresma, você pode, sim, comer ovos à vontade. O mesmo é válido para derivados do leite, ainda que não seja permitido o consumo da carne vermelha.

A Quaresma é o período de preparação para a Páscoa, uma época de viver de forma simples, de praticar o jejum, a abstinência, a reflexão espiritual e a penitência. Também é o período de trocar a carne bovina, de frango e suína por um pedaço de peixe.

A resposta é que não existe nenhuma contraindicação por parte da Igreja Católica. Não há uma regra. Entretanto, por ser um dia voltado para o silêncio, para a reflexão... Dedicado a oração e ao jejum, a Igreja recomenda aos fiéis que eles se abstenham dos prazeres da carne e sigam jejuando durante o sábado.

Nada de namoro nem relações sexuais neste dia. A tradição também é clara sobre esse tema. Os católicos devem evitar qualquer tipo de prazer, por se tratar de uma data dedicada à abstinência e à reflexão.

E afinal, quando se pode voltar a comer carne? A abstinência de carne vermelha é encerrada no domingo de Páscoa. No entanto, o veto a carne é recomendado em todas as sextas do ano, independente da Semana Santa.

Ainda segundo o pároco, os dias em que a doutrina de não comer carne é valida são, obrigatoriamente, a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira da Paixão.