Quando o anjo agitava as águas?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (João 5:2-4).

O movimento das águas do Tanque de Betesda simboliza o movimento do Espírito Santo. Muitos vão criticar que apenas o primeiro enfermo a entrar nas águas, após o movimento do Anjo do Senhor, seria curado. Há quem diga que esta citação de João seria o reflexo de uma crendice, reproduzida pelo nobre Apóstolo de Jesus.

Diante de todas essas evidências, quando deparamos com a pergunta, “de quanto em quanto tempo o anjo descia ao tanque de Betesda e agitava as águas? “, a resposta é, “de ano em ano“, juntamente com as festas solenes, mas especificamente, na Páscoa.

Aparentemente o tanque de Betesda ficava em uma nascente que ocasionalmente borbulhava. A tradição era que anjos invisíveis faziam a água borbulhar, e quem quer que descesse primeiro ao tanque depois que a água era “agitada” ficaria curado.

O Tanque de Betesda ficou conhecido na Bíblia por ter sido o lugar onde um paralítico foi curado por Jesus. O Evangelho de João diz que o homem doente aguardava ali alguém que pudesse ajudá-lo a entrar no tanque (João 5).

festa de Pentecostes

A festa de Pentecostes no Antigo Testamento.

O tanque de Betesda (em Língua hebraica: בית חסדא) é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. Alguns manuscritos antigos utilizam a designação Betsata, "casa das azeitonas", para se referirem a este reservatório de água.

Jesus e Seus discípulos estavam num barco no Mar da Galileia e Jesus adormeceu. O vento começou a soprar muito forte e as ondas muito altas começaram a encher o barco de água.

Alpendres são entradas, ou portas. Estas cinco portas do tanque de Betesda, muito embora fossem entradas físicas, em um nível espiritual são alegorias que apontam para os primeiros cinco livros do antigo testamento, que foram escritos por Moisés, chamados de Torá e também de Pentateuco.

Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".

Contudo digo logo que a sua pergunta não pode ser respondida, pois não sabemos que idade essa pessoa doente tinha quando "foi deixada" à beira da piscina de Betesda. João diz simplesmente que o homem estava doente há 38 anos.

“Assim como o paralítico junto ao tanque de Betesda precisava de alguém mais forte do que ele para ficar curado (ver João 5:1–9), nós também dependemos dos milagres da Expiação de Cristo para que nossa alma se liberte da dor, do sofrimento e do pecado.

Nos tempos bíblicos, o Tanque de Betesda era um reservatório de água que se tornou um centro de peregrinação, especialmente para aqueles que buscavam cura. Acreditava-se que as águas do tanque tinham poderes curativos, e muitas pessoas se reuniam ali em busca de uma cura milagrosa.

Deus confere sua autoridade a Jesus “na terra”, por isso ele curou o paralítico: teus pecados estão perdoados.