Quando a dívida não aparece no Serasa?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os débitos não aparecem mais nas listas de devedores da Serasa e do SPC, por exemplo, nem influenciam no score de crédito. No entanto, as empresas podem continuar cobrando. Já as dívidas prescritas não podem ser cobradas judicialmente. A maioria delas prescreve em cinco anos, mas algumas podem levar até dez.

Você pode consultar a situação da dívida em nossa plataforma e tirar dúvidas diretamente com a empresa credora. Dívidas vencidas há mais de 5 anos não são incluídas no Cadastro de Inadimplentes da Serasa.

Uma dívida caduca é aquela que possui mais de 5 anos e, após esse período, deixa a lista de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Todas as empresas têm esse prazo de 5 anos para cobrar judicialmente uma dívida. Mas, quando não fazem, é dito popularmente que a dívida caducou.

Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.

Afinal, o que significa dívida caduca? Uma dívida caduca é aquela que tem mais de cinco anos. Depois desse período, ela deixa de ficar visível ao mercado por meio dos birôs de crédito, como a Serasa.

Como saber se a minha dívida foi realmente vendida de forma legal? Quando sua dívida é comprada por outra empresa, você tem o direito de entrar em contato com ela e solicitar o comprovante da cessão de crédito.

Um ano para dívidas com seguros (veicular, vida, residencial, entre outros) e hospedagem. Dois anos para prestações alimentares. Três anos para empréstimos bancários de qualquer natureza. Quatro anos para pretensões relativas à tutela.

Se uma dívida não for paga dentro de 5 anos, ela se torna uma dívida caduca. Uma dívida caduca não pode mais gerar negativação, logo, o inadimplente sai da lista dos birôs de crédito e o nome volta a ficar limpo.

É aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar negativado por causa dela.

“A pessoa que deixou a dívida caducar pode ter problemas ao tentar um financiamento no banco, uma nova linha de crédito pessoal e até mesmo, em alguns casos, para emissão de um cartão de crédito”, pontua Ahmed El Khatib. O professor lembra que é possível obter crédito e financiamentos, mesmo após ter o nome “sujo”.

Caducar a dívida é uma expressão popular utilizada quando um débito tem mais de cinco anos. Após esse período, mesmo que a conta não tenha sido paga, seu nome deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito. Portanto, a sua restrição no nome pode durar, no máximo, cinco anos.