Qual praia é própria para banho em Fortaleza?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

praia do Meireles

Um dos trechos bons para o banho é na praia do Meireles, na altura da Avenida Desembargador Moreira, próximo à Feirinha da Beira Mar até na praia de Iracema, na altura da Ponte Metálica.

praia do Mucuripe

Já a região central da orla de Fortaleza possui cinco trechos próprios para banho, indo da praia do Mucuripe, nas proximidades do Jardim Japonês, até a Estátua de Iracema Guardiã, no Aterrinho da Praia de Iracema.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou, nesta sexta-feira (13), boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza. Na capital, 22 trechos de orla entre os setores Leste, Centro e Oeste estão adequados para banho. Praia do Caça e Pesca.

Essa avaliação é realizada através da presença de microrganismos indicadores de contaminação fecal, que vem a ser bactérias presentes principalmente nas fezes de seres humanos e animais, e analisadas nas partes rasas das águas salinas (até 1 metro de profundidade).

A Praia de Iracema é uma das mais famosas da cidade e reúne uma parte da história de Fortaleza. Embora seja imprópria para banho e tenha ondas muito agitadas, ela é perfeita para passar uma tarde, caminhar ou tirar algumas fotos.

Qual a praia mais limpa de Fortaleza?

  • Praia do Futuro (Fortaleza)
  • Praia de Canoa Quebrada (Aracati)
  • Praia de Águas Belas (Cascavel)
  • Praia do Cumbuco (Caucaia)

Praia de Iracema

O lugar mais seguro de fortaleza. - Avaliações de viajantes - Praia de Iracema - Tripadvisor.

O litoral Oeste de Fortaleza, onde ficam as praias da Leste Oeste, do Pirambu e da Barra do Ceará, esteve constantemente impróprio para banho.

Embora algumas pessoas tomem banhos nesta praia, ela é imprópria e deve ser evitada. A praia de Meirelles é boa para caminhar ou correr, e tem vários restaurantes.

Por que o mar fica impróprio? Michael Viana, que também é professor e pesquisador no Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que a água do mar fica imprópria, principalmente, por contaminação fecal.