Qual peeling tira mancha de melasma?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O peeling químico destaca-se no tratamento de melasma, neste processo utiliza-se substâncias ácidas para ter efeito esfoliante. Dentre estas substâncias, destaca-se o ácido glicólico, ácido tricloroacético, ácido retinóico, ácido lático, solução de Jessner[4].

ácido retinóico

Pele com manchas ou melasma: o ácido retinóico é uma das substâncias mais utilizadas para o peeling clareador. Além de reduzir as hiperpigmentações, ele ainda auxilia na produção de novas fibras de colágeno, rejuvenescendo a pele.

Além da aplicação sistemática do protetor solar de amplo espectro, o tratamento do melasma inclui o uso tópico de agentes que promovem o clareamento gradual das manchas causadas pela produção excessiva de melanina.

E também de acordo com o tipo de peeling a ser aplicado. Mas, no geral, se indica de 5 a 10 sessões de peeling com intervalo de 20 dias.

Entre as opções já citadas, o tratamento que oferece os melhores resultados para quem deseja saber como tirar melasma do rosto é o tratamento a laser. Nesse tratamento, libera-se ondas de calor que atinge as camadas mais profundas da pele destruindo o pigmento de melanina, sem provocar queimaduras.

Qual o peeling químico mais indicado
O peeling médio tem ação na derme mais superior e possui a mesma indicação que o peeling superficial, além de em caso de lesões epidérmicas e acne mais severo. Já o peeling profundo tem ação na derme mais profunda e é indicado para manchas, cicatrizes e rugas moderadas, por exemplo.

Ácido kójico

Ácido kójico: para efeito despigmentante natural
Permitido durante o verão e em períodos gestacionais, esse ácido é derivado de várias espécies fúngicas e é considerado extremamente importante para o tratamento de manchas.

A grande maioria dos protetores solares possuem eficácia de proteção apenas por uma ou duas horas, após esse período se não houver a reaplicação, você não estará protegida. A luz visível e a luz azul também podem causar melasma e escurecer as manchas existentes na pele, mesmo que não podemos vê-las e senti-las.

Os diferentes tipos de ácido para melasma vão atuar tanto no processo de processos de formação da melanina, o pigmento natural da pele, quanto no clareamento da pele. Entre os ativos mais utilizados como ácido para melasma estão o ácido tranexâmico, ácido kójico, ácido retinoico, ácido glicólico e o ácido ferúlico.

QUANTAS SESSÕES DE PEELING SÃO RECOMENDADAS? Você já perceberá uma pele mais lisa, macia, viçosa e uniforme após 5 dias da primeira sessão. Entretanto, para ter um resultado mais expressivo, recomendamos pelo menos 4 sessões com intervalo mínimo de 15 dias entre elas.