Qual o versículo que fala de voto?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 11 de julho de 2023
4 / 5 4 votos

“Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras” (Eclesiastes 5: 4 e 5).

Salmos 116:14 ARC
Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo.

Um verso bíblico que confirma o significado de voto é: "Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado" (Dt. 23.21).

Ao fazer um voto a Deus, uma pessoa promete algo a Ele ou decide abster-se de algo que não seja ilícito. Aliás, podemos afirmar que todo voto é um ato de adoração a Deus, o qual deve ser feito voluntariamente e cumprido rigorosamente (Números 30.2; Deuteronômio 23.21-22; Eclesiastes 5.5-7).

Uma promessa em termos solenes, voluntária, feita a Deus por uma pessoa, que se obriga a realizar um ato para promover a Sua glória, ou a abster-se de qualquer ato com o mesmo fim em vista.

4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo, porque não se agrada de tolos; o que prometeres, cumpre-o. 5 Melhor é que não votes do que avotes e não cumpras.

O primeiro voto de Davi ao Senhor é encarecer a retidão do caráter divino (v. 1). Ele inicia seu canto com uma frase que é possível traduzir interpretando os verbos no tempo futuro – seguindo a Septuaginta.

Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando alguém fizer voto com respeito a pessoas, estas serão do SENHOR, segundo a tua avaliação.

20 E Jacó fez um avoto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e roupas para vestir, 21 E eu em paz retornar à casa de meu pai, o aSenhor me será por Deus; 22 E esta pedra, que pus por coluna, será casa de Deus; e de tudo quanto me deres certamente te darei o adízimo.

É aquilo que nos incentiva a levar a vida do modo como nós a vivemos. Uma vida sem propósito não tem sentido. Porém, quando você vive dentro do propósito do Senhor, todas as coisas em sua volta cooperarão para seu próprio crescimento. Nunca se esqueça disso.

Todo voto implica uma promessa, mas o contrário não é verdadeiro. O voto é um ato de adoração e consagração, feito apenas a Deus, obrigando por virtude da religião. Uma simples promessa pode ser feita também aos homens, obrigando em virtude da fidelidade ou da justiça.

Jefté derrotou os amonitas, mas, durante a batalha, fez um voto precipitado ao Senhor, com base no qual foi obrigado a sacrificar sua filha querida como holocausto. Ao contrário dos deuses pagãos, Deus não deveria ser adorado com sacrifícios humanos (Dt 32.17; Sl 106.37-38).

Ana fez este voto, dizendo: “Ó SENHOR dos exércitos, se olhar para o meu sofrimento e responder à minha oração dando-me um filho, então dedicarei esse filho ao Senhor; ele será seu por todos os dias que viver, e os seus cabelos e sua barba nunca serão cortados”.

Votos religiosos: o exemplo de Jesus para o caminho da...

  • Afinal, como que a vida religiosa se concretiza? ...
  • O que são os votos religiosos de pobreza, castidade e obediência? ...
  • Voto de Castidade. ...
  • Voto de Pobreza. ...
  • Voto de obediência. ...
  • Vida consagrada dos Irmãos Maristas.