Qual o Tesouro Direto mais indicado?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

O Tesouro IPCA+ possui exatamente os mesmos custos e taxas que o Tesouro Selic. No entanto, como o Tesouro IPCA+ é mais recomendado para longo prazo, você tende a pagar menos Imposto de Renda. Lembre-se, ao aplicar para resgatar depois de 720 dias, você paga apenas 17,5% de IR, que incide apenas sobre a rentabilidade.

Favorito no Tesouro Direto
Assim, o Tesouro IPCA+ 2035 continua com a melhor relação risco retorno no Tesouro Direto, tanto pelo indexador atrelado à inflação quanto pelo prazo de vencimento intermediário.

Para investimentos de curto prazo, o Tesouro Selic pode ser mais vantajoso, já que apresenta menor volatilidade e pode ser resgatado a qualquer momento sem prejuízo ao investidor.

Tesouro Selic

Tesouro Selic
Assim, rendendo entre 13,32% e 13,40%, o título entrega mais de 1% em rentabilidade bruta – 1,05% ao mês, sendo mais precisa.

O Tesouro Direto Selic é muito recomendado para objetivos de curto prazo, enquanto o IPCA, que é um híbrido indexado à inflação, é mais indicado para o longo prazo. Isso acontece porque o Tesouro Selic tem liquidez diária e sua rentabilidade segue o CDI.

Em resumo, se o seu perfil é conservador, você precisa de liquidez diária ou tem um prazo curto de investimento, a recomendação é optar pelo Tesouro Selic.

Lista dos 5 melhores investimentos para 2023

  • Tesouro Direto. Tesouro direto é o nome dos títulos do tesouro nacional emitidos pelo governo federal. ...
  • CDBs. CDBs são Certificados de Depósitos Bancários, e tratam-se de títulos privados emitidos por instituições financeiras. ...
  • LCIs e LCAs. ...
  • Fundos Imobiliários. ...
  • Ações de Valor.

Afinal, qual é melhor: CDB ou Tesouro Direto Selic
Diante de todos os fatores considerados, o CDB terá um retorno maior no longo prazo com um risco menor do que os títulos públicos. Caso você invista menos de R$ 10.000,00, o retorno de ambos os títulos será igual, mas, para valores maiores, o CDB se sobressai.

O Tesouro Direto é uma excelente alternativa de investimento pois oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia - Selic), diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração.

A resposta já te dá um norte em quanto dinheiro você precisa e em quanto tempo. Se você quer garantir um ganho acima da inflação, o Tesouro IPCA pode ser o seu favorito. Mas, se você prefere saber exatamente quanto vai ganhar, o prefixado passa na frente.

Apesar de ter diversos aspectos positivos, o Tesouro Selic também pode apresentar desvantagens. Então elas devem ser consideradas em sua decisão. Entre os pontos negativos está a cobrança do Imposto de Renda. Mesmo com o desconto, é provável que o retorno seja maior que o da poupança, que é isenta de IR.