Qual o significado de desenhar rostos?

Perguntado por: scavalcanti2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Desenhar o rosto de pessoas pode indicar o seu humor. Se você desenha o rosto de uma pessoa feliz, pode indicar que você está animado e disposto. Mas se você desenha pessoas fazendo caretas, por exemplo, pode querer dizer que você está vendo o pior nas pessoas e vive desconfiado.

Desenho da figura humana: para que serve
Uma intensa experiência demonstrou que os desenhos da figura humana representam uma profunda e íntima expressão da personalidade de quem desenha. Quando um sujeito tenta “desenhar uma pessoa”, deve resolver diferentes problemas e dificuldades procurando um modelo ao seu alcance.

O desenho, em contexto de avaliação ou de intervenção psicológica, assume um valor e uma importância que transcendem a mera revelação dos dotes artísticos da criança. O desenho é para o psicólogo um instrumento muito útil na sua prática clínica, quer se trate de avaliação, seleção ou intervenção psicológica.

Se seu desenho está na parte superior direita da folha, você é uma pessoa dominante que parte para conflitos e não teme o imprevisível. Se eu desenho está no centro, Você luta pelos seus interesses e busca harmonia com as pessoas ao seu redor. Quanto mais alto está o desenho, mas forte é essa característica em você.

Se as figuras remeterem à felicidade ou se realmente estiverem sorrindo (como muita criança gosta de fazer), elas indicam que você está satisfeito com o que dizem de você. Esse tipo de desenho também remete a um bom estado de espírito.

É um motivacional, mexe com a gente, estimula. Também é uma demonstração de carinho através de algo feito por nós mesmos, uma homenagem. Desenhamos pessoas que gostaríamos de ser ou que nos inspiram.

Significado de desenhos com olhos
Se você está desenhando formas com olhos, ou apenas olhos, isto significa que existe alguma questão em sua vida mal resolvida, ou que você está num estado de angústia por algo em que a solução parece impossível.

A administração do teste consiste em entregar à criança uma folha de papel, lápis e uma borracha, solicitando que desenhe uma pessoa de corpo inteiro. O tempo de execução dos desenhos é livre, assim como apagá-lo e mudá-lo, cabendo ao examinador observar e anotar esta conduta.

Desenhar proporciona diversos benefícios, que ajudam no dia a dia, além de ser uma atividade prazerosa, relaxante, terapêutica e que traz grande possibilidade de carreira artística e independência financeira. O medo é um fator que atrapalha bastante na hora de realizar qualquer tarefa.

Para a produção de um desenho é indispensável que haja uma interpretação da realidade e ao mesmo tempo o uso da imaginação; percorre-se um 'caminho' que se inicia no descobrimento (imaginação) e vai até o conhecimento (apreende-se o saber científico).

Os testes do desenho do relógio (TDR) e de fluência verbal (FV) são de simples aplicação e amplamente utilizados em avaliações neuropsicológicas que procuram investigar síndromes demenciais em idosos.