Qual o significado de cobra no candomblé?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Mas, Oxumarê, como é mais popularmente conhecido no Brasil, é o Orixá que determina o movimento contínuo, simbolizado pela serpente que morde a própria cauda e enrola-se em volta da terra para impedí-la de se desgovernar.

As cobras também são associadas à bruxaria porque os feiticeiros as utilizam para fazer magia negra para assustar ou ferir inimigos. Alguns quenianos acreditam que ver ou sonhar com uma cobra significa que você ou alguém amado vai morrer.

Na mitologia grega, a cobra é símbolo de regeneração e cura, representando o deus Asclépio, filho de Apolo.

É um símbolo mágico, que na Umbanda está representado pela hierarquia espiritual que atende pelo nome simbólico de: Caboclos e Exú Cobra Coral.

Sonhar com cobras normalmente mostra que passamos por um momento de transformação na vida. Sempre que falamos em cobras, a primeira coisa que pensamos é que algo ruim vai acontecer em nossas vidas, ou que alguém traiçoeiro e pouco confiável está próximo de nós, pronto para dar o bote.

A cobra então pode representar manipulação ou perspicácia. No budismo, a cobra representa ascensão espiritual e superação de desafios. Quando Buda medita na Árvore de Bodhi depois de dias, o Rei Serpente, Mucalinda, aparece para proteger Sidarta Gautama no seu processo de ascensão espiritual.

Oxumarê, dentro do candomblé, se divide em duas qualidades: Oxumarê macho, representado pelo arco-íris; Oxumarê fêmea, chamado de Frecuém e representado pela serpente.

POMBA GIRA COBRA NEGRA. PRETA, COMO SUA MASCOTE.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.

Os filhos de Oxumaré não apreciam a monotonia ou repetitividade no seu dia-a-dia, mulheres ciumentas, a mesma comida todo dia, locais fechados ou abafados, pessoas inoportunas (os aproveitadores), pessoas de natureza iracunda ou irritantes ou mal-humorados.

Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.