Qual o significado de boneco de pano?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Nesta brincadeira o boneco pode virar o que quer que a criança imaginar. Não tem jeito certo de fazer, nem a preocupação de ficar bonito, mas o fazer em si por meio de suas próprias capacidades, o que dá para a criança uma sensação de autonomia, de sentir-se capaz.

A boneca representa a profunda pulsação da sabedoria da psique. É ela que faz o trabalho interior e prudente. Ela é incansável e trabalha mesmo quando dormimos, como na história, quando fez todo o trabalho enquanto Vasalisa descansava. A boneca é o espírito interior, a voz da razão, do conhecimento.

Para as crianças, a simplicidade e a maciez do tecido, além das formas lúdicas, podem tornar esse brinquedo em um amigo inseparável. Isso acontece pois, as crianças têm maiores possibilidades de fantasiar, de construir suas próprias narrativas, desenvolvendo a imaginação e a criatividade.

Alguns autores relatam a existência de bonecas nas tribos indígenas brasileiras, onde eram feitas de barro, madeira e pano. Elas representavam divindades ou eram usadas como brinquedo para meninas, simulando atividades cotidianas.

Bonecas de pano pretas são resistência ao racismo.

Segundo o religioso, a boneca é “símbolo de macumba por se originar de uma religião africana”. A arte foi feita no Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto e são bonecas Abayomi, de origem africana.

As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa 'Encontro precioso', em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

Muito além da diversão, a boneca possui um papel muito importante na formação dos indivíduos, pois estimula habilidades e funções desenvolvidas pelas crianças. Mais do que um simples brinquedo, é a própria representação das pessoas e do convívio social e familiar.

A boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais populares em todo o mundo. Reproduz as formas humanas, predominantemente a feminina e a infantil, e muitas vezes é considerada como um brinquedo que prepara para a maternidade e paternidade. As bonecas podem ser confeccionadas com diferentes materiais.

Essa é a origem da boneca mais famosa do Brasil – a Emília, descrita por Monteiro Lobato em “Reinações de Narizinho” – e de tantas outras produzidas no nosso país.

Na época da pré-história as bonecas já existiam para entreter as crianças. Elas eram feitas de madeira, couro e até mesmo palha. No antigo Egito, as bonecas eram colocadas nos túmulos de crianças para que na próxima vida, elas pudessem brincar e ter uma companhia.

No Antigo Egito, já foram encontradas bonecas em túmulos de crianças, do período situado entre 3 mil e 2 mil a.C., feitas de madeira e banhadas em argila, com cabelos de verdade. Segundo os arqueólogos, as bonecas eram colocadas no túmulo para a criança brincar no mundo do “além”.

A BONECA DE PANO - DE RUBEM ALVES - ANO: 1995, ED. LOYOLA, SP.

Um significado simples, e tão singelo! Ao olharmos para uma boneca só com olhinhos, podemos defini-la de acordo com nossa percepção de felicidade atual. Da mesma forma acontece conosco: Quando não falamos explicitamente com a boca, falamos com o coração! Esse é o sentido, as Bonecas Russas falam com o coração!

Esse é considerado um importante momento de socialização feminina, não somente em Minas Gerais, mas também em todo o Brasil. Também existe a versão que as moças de famílias ricas, eram proibidas de sair de casa e assim, ficavam debruçadas nas janelas esperando que um dia o grande amor de sua vida surgisse.