Qual o perigo do mofo preto?

Perguntado por: dpinho3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.

O mofo preto pode causar problemas de saúde nas pessoas que vivem nesse ambiente. Os principais problemas que pode originar são: Doenças respiratórias. Aspergilose (uma infeção nas vias respiratórias devida à inalação de fungos)

Segundo a Agência Federal do Meio Ambiente, um especialista deve ser chamado se houver uma infestação de meio metro quadrado ou mais em um cômodo. A partir desse tamanho, presume-se, o perigo e a possibilidade de danos à saúde são simplesmente muito grandes.

Perigo para a saúde humana
Além de causar danos ao local em que está alojado, o mofo também é prejudicial para a saúde. O sistema que mais sofre é o respiratório, isso porque, os esporos do fungo ficam circulando no ar e acabam sendo inalados.

Além dos efeitos notáveis, como as alergias e a asma, o mofo exerce impacto sobre o sistema imunológico, provocando doenças mais graves, como sinusites fúngicas ou pneumonia fúngica, que é um quadro mais grave.

Além disso, há o risco de desencadearem crises de asma, rinite, sinusite e bronquite. "Quem já tem algum problema respiratório é mais suscetível.

Se a cor da sua roupa é preta, o melhor método é passar um pano com vinagre e esfregar na mancha de bolor, até que saia totalmente. Caso o mofo esteja muito resistente, deixe de molho em um balde com água e vinagre – por no máximo 20 minutos. Depois disso, é só enxaguar e lavar!

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.

Quais são os sintomas de envenenamento por bolor?

  1. Tosse.
  2. Chiado.
  3. Entupimento do nariz.
  4. Coceira ou olhos vermelhos.
  5. Comichão na pele.

No geral, seu ciclo de vida dura em torno de 30 dias. O mofo é caracterizado pela presença de pontinhos pretos e normalmente corrói as peças e móveis. Já o bolor possui manchas em tonalidade acinzentada ou esverdeada e infecta principalmente a parte de trás dos móveis.

Como remover o mofo com bicarbonato de sódio
Em um borrifador, misture 240 ml de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (com cuidado, pois a solução borbulha). Aplique sobre a parede, deixe agir por 10 minutos e retire com um pano seco. Repita o processo se necessário.

Bicarbonato de sódio
Você pode adicionar ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e usar a solução para remover o bolor e o mofo com segurança. Para deixar a dica mais potente, misture duas partes de bicarbonato de sódio com uma parte de vinagre branco e uma parte de água.

O anti mofo é um desumidificador de ambientes, que absorve as micropartículas de água do ar, condensando-as e armazenando no próprio recipiente do produto (esse no caso do produto que vem em potes). Ele pode ser usado em qualquer parte da casa que tenha acúmulo de mofo, como armários, gavetas, cozinha e banheiro.

O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.

Um truque para eliminar a umidade do quarto é, junto com a abertura das janelas, abrir armários, gavetas e outras portas de móveis para deixar entrar ar renovado e fresco.